sexta-feira, maio 2, 2025
InícioEdição em TextoVenâncio Aires inaugura Sala das Margaridas para atendimento humanizado a mulheres vítimas...

Venâncio Aires inaugura Sala das Margaridas para atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência

Espaço visa oferecer acolhimento, privacidade e agilidade no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

A Delegacia de Polícia de Venâncio Aires passou a contar oficialmente com uma Sala das Margaridas, espaço dedicado ao atendimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A inauguração ocorreu na terça-feira, 29 de abril, na sede da delegacia, localizada na Rua Tiradentes, nº 578, no Centro da cidade.

Esta é a 91ª Sala das Margaridas instalada no Rio Grande do Sul, dentro de um projeto da Polícia Civil voltado à proteção e acolhimento das vítimas. O ambiente foi planejado para garantir privacidade, segurança emocional e conforto durante o relato de episódios de violência, contribuindo para um atendimento mais sensível e eficiente.

Além do acolhimento inicial, a Sala das Margaridas possibilita o registro de ocorrências, a realização de oitivas, a solicitação de medidas protetivas de urgência e outros procedimentos previstos pela Lei Maria da Penha. Sempre que possível, o atendimento é feito por uma policial do sexo feminino, reforçando o compromisso com o cuidado e a empatia.

- Publicidade -

A estrutura da sala em Venâncio Aires foi viabilizada com apoio da Vara de Execuções Criminais e com recursos provenientes de emendas impositivas do Executivo e do Legislativo municipal. O investimento ultrapassou R$ 100 mil.

A solenidade de inauguração reuniu diversas autoridades. Estiveram presentes o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Cléber dos Santos Lima, representando o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré; o titular da 16ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Santa Cruz do Sul, delegado Jader Ribeiro Duarte; a titular da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), delegada Cristiane Machado Pires Ramos; o delegado titular de Venâncio Aires, Paulo César Schirrmann; a vice-prefeita Isaura Landin; o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Luft; a diretora do Fórum e titular da Vara da Violência Doméstica, juíza Sandra Regina Moreira; e a defensora pública Luciana Artus, entre outras lideranças civis e policiais.

- Publicidade -

A instalação da sala reforça o compromisso do município e da Polícia Civil com o combate à violência contra a mulher, promovendo um ambiente mais digno e seguro para quem busca ajuda.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS