Está confirmado para o dia 23 de outubro, o 3º Seminário de Educação Fiscal de Vale Verde. O evento faz parte do Programa Aprendendo a Ser Cidadão, desenvolvido no município desde meados de 2017. O Seminário contará com diversas palestras sobre o Tema Educação Fiscal, apresentações de Projetos de Educação Fiscal desenvolvidos nas Escolas Municipais de Vale Verde, e Escola Municipal José de Anchieta de Passo do Sobrado. Todos os municípios da região estão convidados, e a participação de servidores municipais pontua no PIT- Programa de Integração Tributária do Estado. As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/3-seminario-de-educacao-fiscal-de-vale-verde-491962
PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ
8h: Recepção e entrega de material.
8h30: Abertura com apresentação da Banda Escola Nero.
9h00: Apresentação do Projeto “Sapiência e Enrolado: qual será o seu lugar? ”Alunos do 7º ano da EMEF Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde, com a Professora Maria Cristina Kaufmann, Alexandra Rosa e Thiago Herculano da Silva.
9h20: Apresentação do teatro: O JARDIM DOS TRIBUTOS. Turma: Cooperativa Feito a Mãos da EMEF José de Anchieta de Passo do Sobrado, professores France Severo Py, Tatiane Jandira Haas Bittencourt e Maria Cristina Kaufmann.
9h35: Apresentação do Trabalho de Educação Fiscal dos alunos do 4º e 5º ano da EMEF Odette Pedreira de Mello, de Vale Verde, com as Professoras Alessandra, Franciele e Tamara.
09h55: Intervalo.
10h10: Apresentação cultural da EMEF Adélia Figueiredo de Menezes.
10h25: Apresentação do Painel “Heróis do Tesouro: Protegendo o Futuro com Educação Fiscal” – com a professora Tatiele Kuntz e a Bolsista Luana, da Universidade do Vale do Taquari – Univates.
11h45: Encerramento da manhã.
PROGRAMAÇÃO DA TARDE
13h15: Recepção.
13h30: Apresentação Cultural EMEI Santa Izabel.
13h45: Palestra “Conectando Responsabilidade e Motivação: O Caminho para o Sucesso Pessoal e Profissional” com Jair Antônio Schneider, Secretário de Administração, Indústria e Comércio do Município de Poço das Antas.
14h45: Apresentação “A educação fiscal como prática pedagógica: desafios para o exercício da cidadania” com a Professora Maria Cristina Kaufmann.
15h: Intervalo.
15h30: Palestra “Conceitos de tributos e a importância da emissão da Nota Fiscal” com Luiz Augusto Wickert – Auditor Fiscal e Delegado da 7ª DRE – Santa Cruz do Sul.
16h30: Espaço para questionamentos.
16h40: Encerramento.
Pontuação no PIT
Participação pode pontuar na Ação 1.04 ou 2.05 do PIT
O Programa de Integração Tributária prevê entre suas ações no Grupo I – Educação Fiscal a Ação 1.04 – participar, com servidores municipais, de seminários regionais, estaduais ou nacionais do Programa de Educação Fiscal. Pontuarão nesta ação os municípios que apresentarem certificado de participação no evento com 1 ponto para cada certificado apresentado. Pontuação máxima na ação de 3 pontos.
O Programa de Integração Tributária (PIT) prevê entre suas ações no “Grupo II – Incentivo à emissão de documentos fiscais” a “Ação 2.05: Participação em eventos da Nota Fiscal Gaúcha”. Pontuarão nesta ação os municípios que apresentarem certificado de participação no evento com 1 ponto para cada certificado apresentado. A pontuação máxima na ação é de 3 pontos.