Mapa dos Feminicídios foi divulgado na terça-feira,21, pela Polícia Civil gaúcha
Rosibel Fagundes
A Polícia Civil gaúcha divulgou na última terça-feira, 21, o Mapa dos Feminicídios referente ao ano de 2024. Foram 72 casos de feminicídios consumados registrados em 50 municípios gaúchos. Com cinco feminicídios no ano passado, a região do Vale do Rio Pardo foi a quarta com mais ocorrências desse tipo.
No mapa do feminicídio demonstra o quantitativo, mês a mês. Sendo janeiro o mês que liderou o número de casos, com 12. Abril foi o mês com menor índice, apenas um caso. O Mapa ainda demonstra que 72% dos agressores foram presos ou apreendidos. Até 31 de dezembro de 2024, 79% dos Inquéritos Policiais foram remetidos ao Poder Judiciário.
O Estado contabilizou 72 casos, uma redução de 15% em comparação ao ano anterior. Os registros consumados em 2024 foram registrados em 50 municípios gaúchos, enquanto que em 2023 foram 62 municípios que tiveram registro desse tipo de crime. Em 2024, na região, houveram feminicídios consumados em Candelária, Sobradinho, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul.
Ações de combate
A criação de Salas das Margaridas é uma das ações que visa atenuar a taxa de feminicídios. As Salas das Margaridas são espaços especializados no acolhimento de vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero por meio de um ambiente amplo, reservado e equipado com policiais capacitados para o atendimento às vítimas, sendo instaladas em Delegacias de Polícia que não são especializadas e são, atualmente, uma das principais políticas públicas da Instituição pelo m da violência contra a mulher.
Feminicídios consumados e tentados na Região em 2025
O primeiro caso de feminicídio registrado na região em 2025, aconteceu na noite do último domingo, 19, em Passo do Sobrado. Ângela Cristina Lincke, 49 anos, foi assassinada a facadas pelo próprio marido. O homem responsável pelo crime, foi encontrado com uma faca cravada no abdômen. Ele passou por procedimento médico no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), recebeu alta e está à disposição da justiça.
Nos últimos dias, dois casos de tentativa de feminicídio em Santa Cruz do Sul também chamaram a atenção. Na tarde do último sábado, 18, uma mulher foi atingida com um disparo de arma de fogo (espingarda), no rosto, na localidade de Linha Botão, no interior de Santa Cruz do Sul. O autor do crime é o marido da mulher que foi preso em flagrante pela Brigada Militar. No local, os policiais apreenderam também a arma. A vítima foi encaminhada para atendimento médico em Santa Cruz do Sul, e após transferida para Porto Alegre. Ela teve perda da visão do olho direito, além de mais de 10 chumbos alojados na região do rosto e coluna. Já o marido foi liberado na mesma noite e retornou para casa.
O outro caso de tentativa de feminicídio foi registrado na manhã da última segunda-feira,20, no Bairro Ana Nery. Uma mulher de 26 anos, foi prensada num muro e arremessada em uma distância de aproximadamente cinco metros. De acordo com informações, o ex-companheiro da vítima, um homem de 28 anos, após uma discussão com a mulher, entrou no carro e acelerou contra ela prensando-a no muro. A vítima foi encaminhada ao hospital em estado grave e o homem foi preso em flagrante pela Brigada Militar.