sábado, maio 4, 2024
InícioEdição em TextoRegião tem apenas 25,5% de cobertura de vacinação contra a gripe

Região tem apenas 25,5% de cobertura de vacinação contra a gripe

A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários

- Publicidade -

 

Rosibel Fagundes

Após o Dia D de vacinação contra a gripe (influenza) realizado no sábado,13, o Rio Grande do Sul chegou a 24% de cobertura dos grupos prioritários. O índice representa a maior adesão no país. Cerca de 930 mil doses já foram aplicadas até o momento. Dessas, a estimativa da Secretaria da Saúde (SES) é que 167 mil tenham sido aplicadas no sábado, data de abertura extraordinária das unidades de vacinação no Estado. Iniciada em 25 de março, a meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos seguintes grupos: crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em fase pós-parto), idosos com 60 anos e mais e povos indígenas até o dia 31 de maio.

- Publicidade -

Na região do Vale do Rio Pardo, nos treze municípios de abrangência da coordenadoria a adesão chega apenas a 25,5%. Embora, a significativa procura pela aplicação do imunizante nos postos de saúde da região no último sábado, a adesão é considerada ainda baixa, como esclarece uma das responsáveis pelo setor de imunizações da 13ª CRS, Marlene Weber Andriolo.

“Muitos municípios nos relataram que apesar da chuva, a procura foi boa, foi significativa. Contudo, a cobertura vacinal na nossa região está bem baixa pra esse período”, afirma.

Pelo percentual a nível de coordenadoria, a procura maior pelo imunizante é do grupo dos idosos com 29,4%, seguido pelo grupo das crianças com 13,8%, das gestantes com 10%, e das puérperas com 12,7%. Marlene explica que este ano, há um complicador com relação aos dados de registro das doses aplicadas, que passou a ser nominal. “Em função do tempo que acaba se levando pra fazer o registro do vacinado, alguns municípios estão optando pra não que haja demora na fila do atendimento, em fazer o registro posteriormente. Um exemplo é Venâncio Aires, que está com a cobertura bem baixa, mas não é que não tenha vacinado, é porque ainda não conseguiu registrar todas as pessoas que se vacinaram”, explica.

- Publicidade -

Em Santa Cruz do Sul, a cobertura vacinal é de 29,6%. A procura maior é do grupo dos idosos com 35,4% e a menor são das gestantes com 3,9% e puérperas 7,2%.  Em Passo do Sobrado a cobertura chega a 26,2%. Não há nenhum registro de puérpera imunizada, já o grupo das gestantes apresenta apenas 6,6% de cobertura. Em Vale Verde a cobertura é de 33,6%. O grupo das puérperas está com maior cobertura, que chega a 62,4%. O menor é das crianças com 25,5%.

Segundo Marlene, a ampliação da aplicação da vacina para toda a população depende da liberação do Departamento do Programa Nacional de Imunizações. Contudo, em Santa Cruz do Sul, a aplicação para o público em geral foi aberta na terça-feira, 16 em todos os postos de saúde. A 13ª CRS reforça que vacinas contra a gripe e Covid-19 podem ser tomadas no mesmo dia e local. “Não tem problema algum a vacina da influenza, Covid e da HPV são vacinas inativas, então podem ser feitas simultaneamente, ou seja, no mesmo dia que não vai ter efeito adverso”, finaliza.

 

Passo do Sobrado fará horário especial de vacinação na quinta-feira,25

A sala de vacinação do Posto de Saúde de Passo do Sobrado atenderá em horário especial próxima quinta-feira, 25. O atendimento será das 8h às 21h. Além da vacina contra a gripe, estarão sendo aplicados outros imunizantes que fazem parte do calendário nacional de vacinação, como explica a enfermeira Josiane Kroth.

“No sábado passado, que foi o Dia D da campanha, mesmo com a chuva tivemos uma boa procura e conseguimos imunizar um grande número de pessoas. Nesta quinta-feira, será mais uma oportunidade para aquelas pessoas que trabalham e que não conseguem vir em horário de expediente do ESF estarem colocando em dia a vacinação, tanto da influenza quanto de outras vacinas de rotina. Queremos que toda a população se empenhe e se vacine contra a influenza, pois estamos tendo bastante casos de influenza A no município, e a vacina é a melhor prevenção” esclarece. Para receber a dose da vacina, é preciso levar o cartão de vacina e um documento com foto.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS