sexta-feira, maio 9, 2025
InícioEdição em TextoRegião promove Cavalgada da Paz

Região promove Cavalgada da Paz

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

A terceira Cavalgada da Paz, em comemoração à Semana da Paz no Vale do Rio Pardo foi realizada entre os dias 26 de fevereiro à 01 de março. Na 5ª Região Tradicionalista (5ªRT), o evento é promovido por meio do Departamento de Cavalgadas, cujo diretor é Paulo José Machado.
A Cavalgada que tem o objetivo de preservar a cultura, a ecologia e a união dos povos pela paz teve neste ano, o roteiro com saída de Rio Pardo. Uma recepção aos cavalarianos (homens e mulheres), com abertura solene foi realizada no dia 26, no fim do dia, junto ao CTG Estância de Rio Pardo. Por volta das 7h, do dia 27, a Chama conduzida pelo grupo seguiu em direção a Passo do Sobrado, passando por Pinheiral, Linha Nova e Monte Alverne.
“A chegada a localidade de Capela dos Cunha em Passo do Sobrado foi próxima das 11h. De lá seguimos depois para a Sede da Cavalgada Farroupilha, onde pernoitamos na Sede do Grupo de Cavalgadas Farroupilha, e depois às 8h do outro dia partimos em direção a Linha Pinheiral e para os demais municípios até chegar no nosso destino final que era Sinimbu”, esclarece Paulo José Machado.


Na quarta-feira,28, o grupo chegou na Comunidade Evangélica de Pinheral no interior de Santa Cruz do Sul, e pernoitou no Salão Vogt em 4ª Linha Nova. Na quinta-feira,29, chegaram na localidade de Monte Alverne e pernoitaram na Sede do CTG Recanto Nativo.
A chegada da chama e dos cavalarianos a Sinimbu, ocorreu na sexta-feira, 1º, por volta das 11h, onde teve seu encerramento. Após recepção em frente à Prefeitura, as atividades tiveram continuidade no CTG Tropeiro Velho. Às 17h, uma placa em homenagem à Paulo Dorneles Pinto — que era integrante do grupo Cavaleiros da Integração e responsável por conduzir uma centelha da Chama Crioula para Santa Cruz. O cavalariano faleceu tragicamente em 2012 ao atravessar o rio enquanto trazia a Chama Crioula. A placa em sua homenagem foi inaugurada em Alto Sinimbu, nas proximidades do acesso ao CTG. Uma árvore também foi plantada integrando a homenagem ao cavalariano morto.
Às 18h30, junto ao galpão do CTG, uma Missa Crioula foi presidida pelo Padre Jolimar da Silva, seguida de momento cultural, jantar e música ao vivo. No ano passado, o roteiro foi de Cachoeira do Sul a Rio Pardo. Em 2025, a saída será de Sinimbu. O município ficou responsável por sediar a chama.

Em todo o Rio Grande do Sul, 30 regiões realizaram a Cavalgada da Paz, em parceria com a vice-presidência de Cavalgadas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A Semana da Paz ocorreu entre os dias 23 de fevereiro a 01 de março, data da assinatura do Tratado de Ponche Verde, fato que marcou o fim à Guerra dos Farrapos em 1º de março de 1845 é celebrada em diversas cidades gaúchas com seminários, cavalgadas e até rodeios.

- Publicidade -

 

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS