Rosibel Fagundes
O verão é uma estação de sol, praia, piscina e muito lazer ao ar livre. Contudo, é também um período em que os cuidados com a pele precisam ser redobrados. A exposição inadequada aos raios ultravioleta (UV) pode causar queimaduras, provocando dor e desconforto, além de aumentar significativamente o risco de câncer e envelhecimento precoce da pele.
Em entrevista ao Jornal Gazeta Popular, a dermatologista Giselda Richter, explica que a diversão sob o sol não precisa ser comprometida, e afirma que os cuidados básicos são extremamente necessários para manter uma pele bonita e saudável.
O uso de protetor solar é indispensável. A escolha do produto deve ser de acordo com o fator de proteção solar (FPS) ideal para sua pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de filtros com FPS a partir de 30, no mínimo, como explica a especialista.
“Nessa época do ano, deve-se sempre escolher um protetor solar acima de 30, 50 FPS, repassar quando você estiver na praia ou piscina, em torno de duas em duas horas, o ideal é sempre repassar. Não existe diferença entre filtro solar ou bloqueador”, destaca.
Para garantir uma boa proteção solar, é preciso passar a quantidade de protetor adequada para a região exposta. “O ideal é passar o equivalente a uma colher de chá de protetor solar no rosto, uma em cada braço e uma em cada perna e duas colheres de chá no colo e barriga. Em crianças, no rosto, pernas e braços aplica-se meia colher de chá de protetor e na região do tronco superior a quantidade indicada é uma colher cheia de chá”, explica.
Para aumentar a proteção solar e evitar queimaduras na pele alguns acessórios são indispensáveis como o uso de boné ou chapéu de aba larga, roupas que cubram uma grande área corporal. De preferência, manga comprida, uso de óculos escuros e de guarda sol, entre outros. A exposição ao sol deve ser evitada nos horários entre 10h e 16h.
De acordo Giselda, as dicas para quem vai à praia ou piscina, é também nunca esquecer de alguma proteção solar para o cabelo. “Passar óleo capilar ou um leave-in, ou mesmo um creme para pentear, isso vai criar uma película de proteção ao redor dos fios e evitar que os danos da água salgada e altas temperaturas atinjam seu cabelo”, comenta.
O aumento das temperaturas e maior exposição solar podem dificultar a hidratação no verão. A dica é manter o equilíbrio térmico do corpo se hidratando. “Além do protetor solar, temos que ter muita hidratação, tanto hidratação na pele com hidratantes tópicos como também hidratação oral, tomar bastante água”, finaliza.