DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Presidente do STR é agraciada com Comenda “Mulheres Inspiradoras”
Andreia Gabe dos Santos que está em seu terceiro mandato no STR, também é presidente do Conselho Municipal da Saúde
Rosibel Fagundes
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo do Sobrado, Andreia Silvani Gabe dos Santos, 46 anos, foi agraciada no último dia 4, com a Comenda “Mulheres Inspiradoras” outorgada pela Câmara de Vereadores. Emocionada ela agradeceu o reconhecimento de todos.
“Foi uma surpresa muito grande quando recebi a informação que seria homenageada, pois temos muitas mulheres em nosso município que são inspiradoras e fazem a diferença nas comunidades. Mas, me disseram que este era o meu momento. Chorei muito e sou muito grata pelo reconhecimento, porque ser líder sindical não é uma coisa que agrada todo mundo, mas a gente sempre tenta dar nosso melhor”, afirma.
Andreia que atua no STR há 23 anos. Iniciou suas atividades como secretária na diretoria do sindicato. “Em 2001, minha mãe recebeu o convite do presidente do Sindicato para atuar como secretária na diretoria do sindicato, naquela época 30% da diretoria deveria ser mulher. Ela preferiu que eu assumisse a função. Naquele momento eu não sabia nem o que era um sindicato, mas bastou participar da primeira reunião que já me identifiquei como agricultora e pensei como eu poderia ajudar a melhorar essa questão, e fazer a diferença”, esclarece.
Em 2003, começou a trabalhar como secretária do STR, desta vez atuando diretamente no balcão, no atendimento ao público e de outras demandas da organização sindical. Em 2012, após eleição, ela assumiu como presidente do STR. Natural de Santa Cruz do Sul e residente em Passo da Mangueira, Andreia que está no seu terceiro mandato como presidente do STR, também é presidente do Conselho Municipal da Saúde, e atua na equipe diretiva da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. Em paralelo a isso, ela também é agricultora.
“Em momento algum deixei de ser agricultora, eu chego em casa e ajudo minha família na produção de tabaco, milho e outras culturas para a subsistência. E ser agricultora me ajuda a compreender melhor quando algo relacionando é debatido em algum encontro ou conselho, porque eu sinto na pele o que os agricultores sentem. Muitas coisas ainda não conseguimos mudar, mas estamos sempre em busca de políticas públicas e melhorias que atendam a categoria”, destaca.
Para finalizar, Andreia que é casada com Marcelo Siqueira Rathke, com quem tem um filho, Marcos André Rathke de 13 anos, ressalta que o apoio que recebe da família é fundamental. “Eu tenho um apoio muito grande da minha família, e com isso nada fica difícil. Uma coisa que tenho comigo, é que os meus problemas de casa ficam em casa e os problemas do trabalho ficam no trabalho. Além disso, a confiança e a parceria que a gente tem é essencial”, finaliza.
SAIBA MAIS – Instituída em 10 de março de 2020, a Lei Municipal n. 1.894, motivada pelo Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março), instituiu a Comenda “Mulheres Inspiradoras” no Município de Passo do Sobrado, que visa homenagear mulheres que tenham se destacado na sociedade, ou prestado relevantes serviços na área social.