terça-feira, março 25, 2025
InícioPasso do Sobrado“Manter a obra no traçado original e buscar apoio político junto as...

“Manter a obra no traçado original e buscar apoio político junto as lideranças regionais”, afirma Giovane Wickert

 

- Publicidade -

Subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público do Estado, fala sobre o asfaltamento em Passo da Mangueira e o traçado da ERS-244

 

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

Após uma reunião entre moradores e lideranças públicas de Passo do Sobrado que buscam a pavimentação da estrada que liga as rodovias RSC-287 e BR 471, em Passo da Mangueira, realizada no último dia 12, no CTG Gaudérios da Querência, a reportagem do Jornal Gazeta Popular, entrou em contato com o secretário estadual adjunto de Obras Públicas, Giovane Wickert, e que também é coordenador da mobilização pelo asfaltamento da ERS-244.

Questionado sobre uma possível alteração do traçado da ERS-244, que liga Venâncio Aires a Vale Verde, interligando a ERS- 405, que liga Vale Verde a Passo do Sobrado, o que facilitaria o acesso aos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, Wickert destacou que, “qualquer mudança relevante no traçado da ERS- 244 carece de nova licitação, pois altera o objeto original. Isso inviabiliza toda a obra. Todos perdem, ninguém ganha”, esclarece.

A possibilidade de alteração do traçado foi discutida durante a reunião por Vilmar Schimuneck, morador de Passo da Mangueira e um dos organizadores da mobilização. Na ocasião, Schimuneck argumentou que há impasses relacionados à desapropriação de terras para a continuidade das obras, o que reforça a importância da formação de uma comissão representativa para reivindicar, junto aos órgãos competentes, a alteração do traçado.

- Publicidade -

“Se alterarmos o traçado, Vale Verde terá um aumento de apenas 4 km para ir a Venâncio Aires, mas a distância até Santa Cruz do Sul será consideravelmente reduzida. Além disso, a nova rota servirá como uma alternativa viária para os motoristas que desejam acessar o distrito industrial de Santa Cruz do Sul, desafogando o trânsito na BR-287”, explicou Vilmar.

Para Wickert, a situação mais razoável é “manter a obra no traçado original e buscar apoio político junto as lideranças regionais como com o Deputado Federal Heitor Schuh (PSB) e do Deputado Federal Marcelo Moraes (PL). Eles têm interesse direto e junto com o Senador Heinze (PP), que é do mesmo partido do prefeito Edgar Thiesen devem garantir de R$ 3 a R$ 4 milhões por ano, para esse trecho que liga a ERS 244 à Passo do Sobrado. Em 4 a 5 anos a estrada está toda pavimentada”, esclarece.

Uma comissão representativa composta por 16 integrantes foi criada para dar continuidade as ações e encaminhamentos necessários.

 

473632350 1062445422351175 7265112373415693043 n

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS