terça-feira, março 25, 2025
InícioEdição em TextoIgreja Católica inicia o Tempo da Quaresma e abertura da Campanha da...

Igreja Católica inicia o Tempo da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade

Celebração na Catedral São João Batista foi presidida pelo Bispo Dom Aloisio Alberto Dilli

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

Na última quarta-feira, 14, a Igreja Católica celebrou a Missa de Quarta-feira de Cinzas, com o gesto de imposição das cinzas como sinal de penitência, no sentido de conversão que marca o início da Quaresma, período de reflexão em preparação para a Páscoa do Senhor. Foi um dia de jejum e abstinência de carne. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, celebrações foram realizadas em quase todas as paróquias. O Bispo Diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli presidiu a missa na Catedral São João Batista, às 18h15min., juntamente com o Vigário Geral Pe. Leandro José Lopes e o Pároco da Catedral, Pe. Rodrigo Eduardo Hillesheim.
Na mesma celebração, foi realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2024, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e lema “Vós sois todos irmãos”, que nos propõe também durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
Tempo da Quaresma
Nos próximos 40 dias — até o Domingo de Ramos — são considerados uma preparação para a Páscoa, principal celebração do cristianismo em memória à ressurreição de Jesus Cristo, que, em 2024, acontece no dia 31 de março. Na Missa de Quarta-feira de Cinzas, o sacerdote abençoou e impôs as cinzas feitas de ramos de oliveira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A cinza representa um sinal de humildade e recorda ao cristão sua origem e seu fim. A Quaresma termina na Quinta-feira Santa. Nesse dia, a Igreja recorda a Última Ceia do Senhor, quando Jesus compartilhou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na Sexta-feira Santa.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS