Rosibel Fagundes
Na noite da última quinta-feira,24, o Grêmio empatou por 2 a 2 com o Godoy Cruz, em Mendoza, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A equipe brasileira esteve à frente duas vezes, mas acabou sofrendo o empate nos minutos finais, em um confronto direto pela liderança do Grupo D.
Edenílson abriu o placar para o Tricolor ainda no primeiro tempo, mas Auzmendi igualou logo em seguida. No segundo tempo, Franco Cristaldo arriscou de fora da área, a bola desviou em Aravena e voltou a colocar o Grêmio na frente, mas Barrea deixou tudo igual novamente para os argentinos. Com o resultado, ambos somam 7 pontos, mas o Godoy Cruz lidera pelo saldo de gols.
O jogo marcou a reestreia de Mano Menezes no comando gremista. Anunciado na segunda-feira, 21, o treinador retornou ao clube exatamente 20 anos após sua primeira passagem, iniciada em abril de 2005 — quando comandou a histórica campanha da Série B, culminando na épica “Batalha dos Aflitos”.
Natural de Passo do Sobrado, Mano ganhou projeção ao levar o 15 de Novembro, de Campo Bom, à semifinal da Copa do Brasil em 2004. No Grêmio, em 2005, deu o grande salto da carreira: assumiu o clube em meio a uma grave crise financeira e liderou a memorável campanha do acesso à Série A, coroada com o título nacional.
Durante sua primeira passagem pelo Tricolor, que durou até 2007, Mano conquistou dois Campeonatos Gaúchos e levou o clube à final da Libertadores. Depois, acumulou passagens marcantes por Corinthians — onde venceu a Série B e a Copa do Brasil —, Flamengo, Cruzeiro e pela Seleção Brasileira, que comandou entre 2010 e 2012.
“É um orgulho estar de volta a esta casa depois de 20 anos”, afirma Mano
Mano Menezes retorna ao Grêmio para substituir Gustavo Quinteros, demitido após a goleada sofrida diante do Mirassol pelo Brasileirão. A missão é dupla: melhorar o desempenho na Sul-Americana e tirar o time da zona de rebaixamento no campeonato nacional, onde ocupa a 18ª colocação.
Durante a entrevista de coletiva de imprensa de apresentação, o treinador celebrou o retorno e falou sobre os primeiros passos no trabalho:
“É um orgulho estar de volta a esta casa depois de 20 anos. Achei até que demorou, mas voltamos com muito apetite de trabalhar, com toda a entrega e dedicação para atender à expectativa e à confiança do clube. A primeira missão é dar uma ideia de como vamos jogar, para que os jogadores se sintam confortáveis e o time evolua”, afirmou Mano Menezes.
Ele retorna acompanhado dos auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski, além do preparador físico Flavio de Oliveira. Todos se integram à comissão permanente formada por James Freitas e Rogério Dias.
Classificação do Grupo D – Sul-Americana (após 3 rodadas):
1. Godoy Cruz – 7 pontos (saldo +5)
2. Grêmio – 7 pontos (saldo +3)
3. Sportivo Luqueño – 1 ponto
4. Atlético Grau – 1 ponto
Próximos jogos do Grêmio:
Vitória (F) – 27/04, às 18h30 (Brasileirão)
CSA (F) – 30/04, às 21h30 (Copa do Brasil)
Santos (C) – 04/05, às 16h (Brasileirão)