sexta-feira, abril 18, 2025
InícioEdição em TextoGoverno Federal reconhece situação de emergência de Vale Verde pela estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência de Vale Verde pela estiagem

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última segunda-feira, 14, a situação de emergência em 13 cidades gaúchas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Na região do Vale do Rio Pardo, os municípios de Vale Verde e Santa Cruz do Sul, receberam o reconhecimento por terem sido afetados pela situação da estiagem.

Em fevereiro deste ano, o prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, o Feijão, decretou situação de emergência em razão da estiagem que atingiu o município. A decisão foi tomada em razão da baixa precipitação pluviométrica entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro deste, que causaram perdas no setor da agricultura. Um laudo da Emater, apontou 30% de perdas. As culturas mais atingidas foram soja, milho, leite e hortaliças.

“Para nós é muito importante porque devido aos anos que a gente tem de um clima bastante complicado, veio de seca após enchente e agora novamente uma seca que afetou o município. Temos muitas culturas afetadas, juntamente com o leite e a gente sabe os agricultores tem contas a serem pagas, diversos financiamentos, então com isso, eles poderão se beneficiar, poderão renegociar suas dívidas, também acessar novos créditos que vem decorrendo através da estiagem, e assim os agricultores ganham mais fôlego para trabalhar, para poder produzir, e se manter na agricultura que é o mais importante”, afirma.

- Publicidade -

c1433992 64da 4fa5 af39 1fb604c9e6d8

Froemming agradeceu a parceria da Emater, a qual fez o levantamento no município. “A Emater trabalhou junto conosco, com a Secretaria da Agricultura, para que o governo reconhecesse esse decreto. E assim conseguimos ter êxito nesse momento. Agora a gente vai ver quais são as outras possibilidades, o que o governo tem para nos  dizer em relação a esse decreto, o que é que pode nos ser beneficiados por esse decreto, e assim a gente vai vendo algumas outras possibilidades também”, esclarece.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 190 reconhecimentos vigentes, dos quais 175 por estiagem, cinco por chuvas intensas, cinco por vendaval, três por queda de granizo e dois por enxurradas.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS