terça-feira, maio 7, 2024
InícioEdição em TextoEstoques dos bancos de sangue da região se mantém estáveis, após o...

Estoques dos bancos de sangue da região se mantém estáveis, após o Carnaval

Em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, os postos de coleta ficam junto aos hospitais dos municípios

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

Diferente dos grandes bancos de sangue do estado e país, que registraram redução no movimento de doadores e alcançaram níveis preocupantes em seus estoques para vários tipos sanguíneos no período de férias e folgas após o carnaval, nos principais bancos de sangue da região a situação está dentro da normalidade. No Banco de Sangue Hemovída, que funciona junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), a média diária é 20 doadores. Na sexta-feira véspera de carnaval, foram 40 doadores.
Além do Hospital Santa Cruz e Ana Nery, o Hemovída também é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para diversos hospitais da região, como de Vale do Sol, Sinimbu e Herveiras. O banco de sangue é filial de uma unidade em Novo Hamburgo. O enfermeiro responsável técnico, Leandro Porto da Silva, explica que os estoques estão bons, dentro da normalidade. “O tipo O Negativo que é universal, é essencial para situações de urgência, quando não há tempo para comprovar o tipo sanguíneo do paciente. Além disso, pessoas do tipo O negativo podem apenas receber transfusões do mesmo grupo sanguíneo, por isso, temos que manter o estoque sempre em dia, e esse sempre tem mais demanda”, afirma.
Em Venâncio Aires, no Vital Banco de Sangue, que está localizado junto ao Hospital São Sebastião Mártir, o estoque sanguíneo segue estável, como explica a responsável, Daiana Keller. “Encontra-se regular, sem nenhuma necessidade específica. Mantemos os números de coletas estáveis neste período, com ajuda de familiares dos pacientes e a população em geral, que segue fazendo doações voluntárias”, disse.
Para o mês de fevereiro, a projeção que é uma média de 10 diárias, está sendo maior — com 12 a 15 doadores por dia. O tipo de sangue O Positivo, é o tipo sanguíneo que mais tem demanda.
“Sempre trabalhamos com margens de segurança para uns 10 dias, pois temos que considerar ainda o tempo que leva para os exames sorológicos dos doadores ficarem prontos. Atendemos os pacientes internados no HSSM dos municípios de Vale Verde, Passo do Sobrado, Mato Leitão, e de outras cidades que acabam sendo recebidos nas nossas UTIs, e enviamos ainda, para o Hospital de Candelária”, explica.

Requisitos básicos para doar sangue

- Publicidade -

– Estar em boas condições de saúde
-Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos.
-Não consumir álcool (até 12h) ou fumar (até 2h) antes da doação.
-Ter dormido pelo menos seis horas no dia.
-Não estar com gripe, febre ou ter tido covid-19 nos últimos dez dias.
-Pesar no mínimo 50kg e ter entre 16 e 69 anos.
-Não ter doença de chagas ou hepatite aos 11 anos de idade.
-Não usar drogas injetáveis ou ser portador dos vírus HIV (aids), HCV (hepatite C), HBC (hepatite B) ou HTLV.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS