sábado, maio 24, 2025
InícioEdição em TextoCrecer legal
10 anos de oportunidades aos adolescentes do campo

Crecer legal
10 anos de oportunidades aos adolescentes do campo

Maio de 2025 – O Instituto Crescer Legal comemorou os 10 anos de atuação com um evento realizado em Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira, 22 de maio. A celebração reuniu cerca de 250 convidados entre associados fundadores, empresas apoiadoras, equipe, autoridades, representantes dos 23 municípios parceiros e egressos dos programas com seus familiares.

- Publicidade -

A programação foi marcada por marcada por momentos de vivência e conexão. Uma roda de conversa resgatou momentos marcantes da trajetória do Instituto, com participação de pessoas que participaram da construção da metodologia dos programas desenvolvidos pelo Instituto.

“É muito emocionante participar deste encontro e recordar os sentimentos que nos moviam. Antes do Instituto Crescer Legal, participei de ações do SindiTabaco para o combate ao trabalho infantil. E chegou um momento em que as famílias de produtores começaram a questionar o que os filhos poderiam fazer, uma vez que não podiam trabalhar na lavoura. E assim surgiu o desafio de encontrar uma solução que pudesse oportunizar alternativas, em especial para os adolescentes do meio rural. A solução encontrada passou pelo oferecimento de cotas de aprendizagem de empresas urbanas, indústrias de tabaco, para os jovens do meio rural”, Dra. Ana Paula Motta Costa, idealizadora e associada fundadora do Instituto Crescer Legal. Segundo ela, a proposta pedagógica, criada a muitas mãos, é o que torna o Instituto inovador e diferenciado para os jovens que vivem no campo.

“Com o curso decidi que iria cursar agronomia e passei a ver a propriedade como um espaço em que posso investir e crescer”, Neilon José Vardenski, aprendiz egresso da primeira turma do Instituto no Paraná, do município de São João do Triunfo.

- Publicidade -

“Me senti valorizada: foi meu primeiro emprego, minha primeira carteira assinada. Mais do que isso, o Instituto mudou minha visão sobre o meio rural”, Vanessa Beise, egressa da primeira turma do Programa de Aprendizagem realizada entre os anos de 2016 e 2017, em Candelária, e educadora social.

“Espero que muitos outros municípios e educadores possam usufruir desse belíssimo trabalho”, Cristiane Neunfeldt, professora participante do programa Boas práticas e diretora da Escola Martinho Lutero, de São Lourenço do Sul.

“São 10 anos de uma iniciativa que fez muita diferença para a minha família e certamente para tantas outras famílias. Foram momentos de estreitar laços familiares e de atividades recheadas de muito conhecimento, que proporcionaram um olhar diferente sobre a propriedade. Hoje o Renan está concretizando o seu projeto, um antigo sonho do pai, e planeja ser o sucessor da propriedade”, Mariane Röpke, mãe do aprendiz egresso Renan Röpke, do município de Agudo, Rio Grande do Sul.

- Publicidade -

“É muito gratificante ver nossas sementes florescendo e fazendo a diferença em suas comunidades”, Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal.

“Só atingimos nossos objetivos em virtude da participação de muitas pessoas que se dedicaram com ideias, com ações, com novas soluções. Foi uma grande satisfação fazer parte dessa construção e o que aprendi nesse período é de que quando melhoramos a vida de outras pessoas, ofertando oportunidades, isso não tem preço”, Iro Schünke, fundador, presidente de 2015 a 2024 e atual presidente do conselho consultivo do Instituto Crescer Legal.

Homenagens também foram feitas às empresas apoiadoras, parceiros institucionais e padrinhos das turmas de 2017 a 2024. A equipe do Instituto também recebeu uma homenagem especial dos egressos.

“O setor do tabaco no Brasil é reconhecido por suas iniciativas de combate ao trabalho infantil e sempre superou obstáculos. Temos grandes desafios, mas somos muito resilientes e engajados para alcançar resultados. O que almejamos é continuar esse trabalho e já estamos com nosso planejamento estratégico traçado para os próximos anos. Estamos no caminho certo e a proposta é multiplicar os resultados que tivemos até aqui”, citou Valmor Thesing, diretor presidente do Instituto, enfatizando a importância das parcerias. “Com união, comprometimento e ação podemos chegar lá”, frisou.

Durante o evento, o novo vídeo institucional ilustrou o impacto positivo do Instituto. O encontro encerrou com a participação dos presentes em estações temáticas e interativas, como a árvore com lembranças preparadas pelos jovens aprendizes e ilhas gastronômicas com sabores típicos das regiões atendidas. O Baú do Futuro também foi atração no evento: os participantes puderam deixar mensagens para os próximos 10 anos.

Sobre o Instituto Crescer Legal

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e sua atuação já abrange 23 municípios dos três Estados do Sul do Brasil. Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br

 

Contato com a imprensa

Eliana Stülp Kroth

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS