terça-feira, maio 7, 2024
InícioEdição em TextoColheita da soja avança no RS

Colheita da soja avança no RS

No baixo Vale do Rio Pardo 40% da colheita está finalizada

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

O avanço da colheita da soja e do escoamento da produção está em ritmo acelerado no estado. Com uma expectativa de colher uma safra recorde, de 22 milhões de toneladas, o que representa uma produção 71% maior que a safra anterior, a colheita que teve início no estado em março, já está quase sendo finalizada em algumas regiões. É o caso dos produtores da região do Alto da Serra do Botucaraí que chega a 80%. Na região do Baixo Vale do Rio Pardo, o percentual de área colhida chega a 40%, como explica, o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar, Josemar Parise.

“A colheita na região do Alto da Serra do Botucaraí está sendo finalizada,  a colheita já atinge 80%. No Baixo Vale do Rio Pardo estima-se um percentual um pouco menor, em torno de 40%. Nessa região, o ciclo da cultura é um pouco mais atrasado. Mas a maior parte dos grãos já está pronta para colher, porém, com o retorno da chuva os produtores terão que aguardar o tempo firme para que as máquinas possam entrar nas lavouras e dar continuidade a colheita dessa cultura. Alguns produtores também dependem da colheitadeira a de terceiros s áreas estão prontas para colher e tem que aguardar”, esclarece. A nível de região, a área colhida é em torno de 70%, explica.

- Publicidade -

Ainda de acordo com os dados  do escritório regional da Emater/RS-Ascar, que corresponde a 39 municípios vinculados ao órgão, localizado em Soledade, a safra de soja deste ano está dentro de sua normalidade, explica Parise. “ Os patamares produtivos estão dentro daquilo que foi inicialmente projetado, já considerando algumas adversidades climáticas normais como realmente ocorreu. Tivemos chuva excessiva no início do ciclo da cultura, curtas estiagens, e doenças como a ferrugem asiática que ocasionou uma certa dificuldade no controle, e que, de certa forma impactou”, esclarece.

Em função dessas condições climáticas e dos manejos e tecnologias adotadas, houve variação na produtividade. “Em alguns casos, a variação por exemplo, foi de 40 sacas por hectare e em outras lavoras chegou a 80 sacas por hectares. Contudo, a estimativa da Emater, é uma média entre 50 a 55 sacas por hectare em boas condições”, observa.

A região teve aumento em quase 8% de área plantada. Entre os municípios que se destacam com o aumento na área plantada estão Encruzilhada do Sul, General Câmara, Passo Sobrado, Rio Pardo e Vale Verde. “Estes municípios tem aumentado gradativamente ao longo das últimas safras a área plantada. A área total na região é 507 mil hectares, e no baixo vale do Rio Pardo é de 225,4 mil, o que significa uma produção de quase 11,3 milhões de sacas de soja”, esclarece.

- Publicidade -

O valor médio da saca de 60 quilos de soja aumentou em 0,37% em comparação com a semana anterior, passando de R$ 119,06 para R$ 119,50, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado.  “O valor satisfatório compensa o custo da produção. A produtividade é bastante expressiva e o escoamento, em sua maioria,  parte para o Porto de Rio Grande para exportação” finaliza.

Veja o aumento de hectares com soja em alguns municípios da região

Município safra  2022/2023   safra 2023/2024

General Câmara      10.000.               15.000

Passo do Sobrado.    8.300                 11.000

Rio Pardo                74.000                 76.370

Vale Verde               6.800                  10.000

Venâncio Aires         5.800                    6.450

- Publicidade -
Artigo anterior
Próximo artigo
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS