Através das mãos de cerca de 30 cavalarianos, a Chama Crioula da Paz chegou em Sinimbu no final da manhã de hoje, dia 1º. Além dos integrantes da Cavalgada da Paz, promovida pela 5ª Região Tradicionalista, integrantes do CTG Tropeiro Velho de Sinimbu integram a comitiva, que foi recepcionada em frente a Prefeitura e seguiu em direção a sede do CTG.
A recepção contou com a presença da prefeita Sandra Backes, secretária de Educação, Cultura e Turismo Anita Brandenburg, secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Félix Weis, diretor de Cultura, Desporto e Turismo Lúcio Lopes e demais integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. O patrão do CTG Tropeiro Velho, Cleiton Pádua de Oliveira, também esteve presente na recepção.
A cavalgada iniciou na segunda-feira, dia 26, em Rio Pardo, e percorreu Passo do Sobrado, Pinheiral, Linha Nova e Monte Alverne, até chegar em Sinimbu. A atividade, realizada anualmente pela 5ª Região Tradicionalista, tem como objetivo marcar o fim da Revolução Farroupilha, encerrada em 1º de março de 1945 com a assinatura do Tratado do Poncho Verde, depois de dez anos de guerra.
A programação da Cavalgada da Paz deste ano segue na tarde de hoje. Às 17h uma placa em homenagem à Paulo Dorneles Pinto será inaugurada em Alto Sinimbu, nas proximidades do acesso ao CTG. Uma árvore também será plantada integrando a homenagem à Paulo, que faleceu tragicamente em 2012 ao atravessar o rio enquanto trazia a Chama Crioula.
Às 18h30, junto ao galpão do CTG, uma Missa Crioula será realizada, seguida de momento cultural, jantar e baile com o grupo Essência Galponeira. Toda comunidade está convidada para participar e prestigiar.
Chama Crioula da Paz já está em Sinimbu
MATÉRIAS RELACIONADAS