Bom dia amigos leitores.
* Vamos nos movimentar? Ou a iniciativa que está dando certo.
Conforme comentei em outra oportunidade, criamos aqui no Vale Verde, por iniciativa do amigo Guga Nunes, um grupo de caminhantes e corredores, com o objetivo de reunir as pessoas que desejam iniciar um processo de deixar o sedentarismo, fazendo atividades físicas regulares, acompanhadas, motivando-se reciprocamente, compartilhando expectativas quanto à atividade desenvolvida. A proposta é se movimentar!
O grupo reúne pessoas que estão iniciando na prática regular de uma atividade física, outras que já praticam há algum tempo, outras que já iniciaram, pararam por algum motivo e estão retornando, algumas com experiência e tempo de atividades maiores, mas todos com o propósito de manterem-se em movimento, buscando interferir, de forma qualitativa e positiva, em sua qualidade de vida.
Não há competição, não há obrigatoriedade em ser caminhante ou corredor, em fazer todos o percurso correndo ou caminhando, não há obrigatoriedade de participar todos os dias, se quer há obrigatoriedade de participar. A adesão é voluntária, vai quem quer, vai quem pode.
Têm os que fazem a atividade beeem cedo da manhã, têm o que fazem um pouco menos cedo, têm os que fazem à tardinha. Quem determina o horário e o ritmo é o próprio atleta.
Já houve dias em que uma dúzia de pessoas participaram da caminhada/corrida; em outros dias apenas uma pessoa foi. Essa é a ideia.
* Qualidade de vida
Prática regular de atividades físicas é sinônimo de qualidade de vida. A qualidade de vida é, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (Dr Google). Conceito complexo, mas muito significativo, pois tais percepções envolvem o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional do indivíduo, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.
Uma qualidade de vida positiva envolve em sua base um conceito muito simples e objetivo, mas de fundamental importância: o bem-estar.
Nesse sentido, diz-se que possuímos boa qualidade de vida quando conseguimos desfrutar, de forma relativamente confortável, o sentimento de bem-estar físico, de bem-estar mental, de bem-estar psicológico e de bem-estar emocional.
Ter qualidade de vida significa ter saúde, acesso a recursos essenciais, boas relações pessoais e realização profissional. Com isso, a pessoa se sente motivada para a rotina e consequentemente desenvolve uma vida saudável.
* Atividades físicas são importantes
Seria indispensável listar as importantes implicações da prática regular de atividades físicas, pois de conhecimento público e geral. No entanto, como estou tratando de um tema relativamente mais amplo, a qualidade de vida, nunca é demais falar (escrever) sobre esse assunto. Às vezes o óbvio precisa ser dito e eu, que praticamente pratico (desculpando a redundância, kkkk) esportes minha vida toda, sou suspeito em tratar do assunto. Isso sem falar que se fôssemos listar a metade dos benefícios trazidos pela prática regular de esportes precisaríamos do espaço equivalente a umas quarenta ou cinquenta colunas, ahahahahah.
De uma forma geral podemos dizer que a atividade física está diretamente relacionada ao bem estar, seja ele o físico ou o mental, psicológico e emocional. Já diz o ditado latino que mens sana in corpore sano.
A atividade física é princípio, meio e fim: funciona preventivamente na busca de um bem-estar que todos almejamos, funciona como manutenção e ampliação do estado de bem estar atingido, e funciona como remédio para quem busca ou quem perdeu o ponto de bem-estar ideal. É pouca coisa não!
Além de prevenir doenças, a prática regular de atividade física é capaz de melhorar outros aspectos na vida das pessoas. Colocar o corpo em movimento é um santo remédio para manter o bom humor, combater emoções negativas, desenvolver uma visão de vida mais positiva e otimista, predispõe para ampliação das relações sociais saudáveis, faz com que nosso cérebro tenha melhor função cognitiva e sensorial, “retarda”, assim entre aspas, o processo de envelhecimento, e até para trabalhar a disposição de quem se exercita regularmente é diferenciada.
* Fica o convite
Então é isso amigo leitor: já estás em movimento, parabéns, continue, força no músculo que o poder do hábito é algo impressionante (mas isso será assunto para outro momento, kkk). Se estás começando, não desista, mantenha-se firme no propósito, busque parcerias para o início desta jornada, pois um-mais-um já soma. E se gostaria de começar, mais uma vez eu digo: conta conosco, vamos conversar, nos organizar e dar os primeiros passos. Toda caminhada, seja ela de dez metros ou cem quilômetros, começa com um primeiro passo; depois a força da endorfina e do coletivo nos ajuda.
Bora então?
Bom fim de semana e até a próxima se Deus quiser.