sexta-feira, abril 18, 2025
InícioBreno PiresPáscoa! - Breno Pires

Páscoa! – Breno Pires

Bom dia amigos leitores

- Publicidade -

* A data mais simbólica para o Cristão

De todas as festividades religiosas cristãs é para mim, e para muitos, a mais significativa e simbólica, afinal, é a celebração da vitória de Cristo sobre a morte. Sofremos na paixão de Cristo, aqui tida como o martírio e a expiação de todos os pecados do homem, nos ressentimos da morte Dele através da crucificação e, ao final, nos regozijamos por Sua ressureição, esta sim, o símbolo da Páscoa.

A mensagem que o momento nos passa é o de passagem para novos tempos e renovação de todas as nossas esperanças.

- Publicidade -

Acreditar na ressurreição não é uma tarefa das mais fáceis. É necessário muito esclarecimento e muita fé. A Páscoa também é o momento de renovação dessa nossa fé!

Outros símbolos.

* O ovo de Páscoa

- Publicidade -

Presentear entes queridos com ovos é uma tradição muito, mas muito antiga. Mesmo antes do cristianismo (e da Páscoa cristã) já era uma prática comum, afinal, o ovo é tido como um símbolo da vida e de renascimento. Costuma-se chamar o ovo de “semente de galinha”, kkk, apesar de não serem apenas as galinhas que põe ovo, por um motivo muito simples: é da semente que surge uma nova vida.

Então, com o passar do tempo, com o crescimento do cristianismo e a propagação das festas cristãs, o ovo foi incorporado às mesmas e se tornou, com sua popularização, praticamente um dos maiores símbolos da Páscoa.

Muito modernamente surgiu o chocolate…

* O coelho da Páscoa…

A história do coelho de Páscoa é um pouco mais complexa que a do ovo.

Sabe-se que em algumas civilizações antigas, antes mesmo do cristianismo, como na egípcia, por exemplo, o coelho já era associado à fertilidade e à propagação da vida, pois animal fecundo, multiplicava-se em abundância e com facilidade.

Com o tempo, essa fertilidade e, em consequência, a multiplicação da vida, passaram, também, a ser associadas com a ideia de renovação pascal. Renovação da fé, da vida, da esperança.

Há quem diga que foi o coelho o primeiro ser vivo a ter contato com Jesus ressuscitado.

Muito modernamente surgiu o chocolate e daí a fazer ovos e coelhos de chocolate foi um passo só…

* O cordeiro

Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento, visto que na Páscoa o sacrifício de um cordeiro era o ponto alto.

Para os cristãos, Jesus Cristo é o cordeiro dado em sacrifício a Deus para “tirar os pecados do mundo”. Cristo é o símbolo de nossa aliança com Deus.

Para as pessoas não iniciadas nas práticas religiosas cristãs não é um dos símbolos mais comuns. Já vi cordeiros de chocolate, mas a tempos não os vejo…

* Uma vela chamada Círio Pascal

Jesus disse: “eu sou a luz do mundo”!  Nada mais certo, então, que Ele seja representado por uma vela (no seu tempo não existia energia elétrica, daí por que não é uma lâmpada…).

Nas igrejas cristãs o Círio Pascoal é uma vela que contém a primeira e a última letra do alfabeto (grego), o alfa e o ômega, pois Cristo também disse “eu sou o princípio e o fim”. Esse fim obviamente não é a morte, pois Cristo ressuscitou, daí essa vela ser e estar acesa durante as celebrações pascais.

* O pão e o vinho

São, respectivamente, o corpo e o sangue de Cristo; são os principais alimentos da Santa Ceia ou Última Ceia, aquela que Jesus teve com seus apóstolos. Essa ceia ocorreu na Quinta-feira Santa, dia que marca o início do Tríduo Pascal composto ainda pela Sexta-feira Santa da Paixão e o Sábado Santo de Aleluia. Como diz o rito religioso: “eis o pão da vida e o cálice da salvação…”.

* Outros símbolos pascais

Nas igrejas, outro símbolo importante é (são) o(s) sino(s), pois anuncia(m) a ressureição de Cristo e sua vitória sobre a morte, chamando os fiéis à comemoração. Temos também o peixe, parte do ritual de substituir a carne durante o período de jejum da quaresma e da Sexta-feira Santa.

* E a Páscoa em tempos atuais… (adaptei de um texto da rede)

Além de todo significado que mencionei acima, a Páscoa sempre volta as atenções para reflexões sobre renovação. Em momentos de conflitos e instabilidade por todo o mundo, a data especial aparece como reforço à análise, revisão de comportamentos e pensamentos negativos, além de contribuir para a recuperação da esperança em um futuro de paz, prosperidade e libertação para todos. Amém!

Feliz Páscoa amigo leitor. Se for dirigir, não beba. Se for beber…

Bom fim de semana e até à próxima, se Deus quiser.

PS. Versinho especial: “Faça chuva ou faça sol, gol do Mirassol; vai pescar? Leva o anzol, outro gol do Mirassol; para dor de cabeça, tome paracetamol, ainda tem gol do Mirassol; vai tomar bud, heinekken ou skol? Mais um gol do Mirassol…” ahahahah, essa foi boa. E sábado tem Grenal, que quase rima com Mirassol, ahahahahahah

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS