Início Agricultura Agroindústria de Passo do Sobrado participa da 31ª Expotchê em Brasília

Agroindústria de Passo do Sobrado participa da 31ª Expotchê em Brasília

21

DESENVOLVIMENTO RURAL

Evento que acontece de 7 a 16 de junho, reúne 27 agroindústrias familiares do RS. Três delas são do Vale do Rio Pardo

Rosibel Fagundes

Com o tema “Juntos pelo Sul”, a principal feira de cultura gaúcha no Distrito Federal (DF), a 31ª Expotchê acontece entre os dias 07 a 16 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.  Realizada pela Rome Eventos, ininterruptamente, desde 1992, o evento conta com a presença de 40 municípios representados, sendo 24 deles ligados à agricultura familiar.

No espaço da agroindústria familiar, que recebe apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Federação das Agroindústrias do RS (FETAG), estão 27 agroindústrias familiares do estado. Três delas são do Vale do Rio Pardo — a Agroindústria de Embutidos Ferreira de Passo do Sobrado, a Casa do Mel Schwendler de Venâncio Aires e a Agroindústria Poetter de Vera Cruz. No local, estão disponíveis produtos como vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, doces, erva-mate, orgânicos, artesanato em lã entre outros.

A produtora Vanessa Ferreira, proprietária da Agroindústria de Embutidos Ferreira, na localidade de Campo do Sobrado, em Passo do Sobrado, está vendendo o salame de búfalo, carro-chefe de seu negócio. “O salame de búfalo é o nosso diferencial. O pessoal tem curiosidade de conhecer, pois é um produto novo, e muitos não conhecem o animal nem o benefício que a carne tem”, esclarece. Ela conta que participar de uma feira como essa, é uma oportunidade para impulsionar a agricultura familiar e também divulgar sua marca. “É muito importante participar de feiras deste nível, pois cada dia a gente divulga mais a nossa marca, nome, produtos, qualidade de vida. E também aprendemos a cada feira”, afirma.

A Expotchê 2024 é também um recomeço e uma oportunidade de negócios para as famílias de todo o estado. São 17 mil m², onde estão expostos o melhor da produção do estado, englobando segmentos como agroindústria familiar, artesanato, turismo e comércio. Na praça de alimentação, por exemplo, os bares e restaurantes servem as tradicionais comidas da culinária gaúcha como churrasco, arroz de carreteiro, chuleta na brasa, choripan, além de cervejas e chopps de vinho. Já as atrações culturais ficarão por conta de diversos artistas do estado, como Nenhum de Nós, Elton Saldanha, Overdriver Duo, Chimarruts e Gurias Gaúchas.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de 150 mil pessoas em 10 dias. Uma das novidades da edição é a opção do ingresso solidário, que garante meia entrada mediante comprovação de doação a partir de R$5 ao pix oficial da campanha orientada pelo governo do RS.