DESENVOLVIMENTO RURAL
Evento que acontece de 7 a 16 de junho, reúne 27 agroindústrias familiares do RS. Três delas são do Vale do Rio Pardo
Rosibel Fagundes
Com o tema “Juntos pelo Sul”, a principal feira de cultura gaúcha no Distrito Federal (DF), a 31ª Expotchê acontece entre os dias 07 a 16 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Realizada pela Rome Eventos, ininterruptamente, desde 1992, o evento conta com a presença de 40 municípios representados, sendo 24 deles ligados à agricultura familiar.
No espaço da agroindústria familiar, que recebe apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Federação das Agroindústrias do RS (FETAG), estão 27 agroindústrias familiares do estado. Três delas são do Vale do Rio Pardo — a Agroindústria de Embutidos Ferreira de Passo do Sobrado, a Casa do Mel Schwendler de Venâncio Aires e a Agroindústria Poetter de Vera Cruz. No local, estão disponíveis produtos como vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, doces, erva-mate, orgânicos, artesanato em lã entre outros.
A produtora Vanessa Ferreira, proprietária da Agroindústria de Embutidos Ferreira, na localidade de Campo do Sobrado, em Passo do Sobrado, está vendendo o salame de búfalo, carro-chefe de seu negócio. “O salame de búfalo é o nosso diferencial. O pessoal tem curiosidade de conhecer, pois é um produto novo, e muitos não conhecem o animal nem o benefício que a carne tem”, esclarece. Ela conta que participar de uma feira como essa, é uma oportunidade para impulsionar a agricultura familiar e também divulgar sua marca. “É muito importante participar de feiras deste nível, pois cada dia a gente divulga mais a nossa marca, nome, produtos, qualidade de vida. E também aprendemos a cada feira”, afirma.
A Expotchê 2024 é também um recomeço e uma oportunidade de negócios para as famílias de todo o estado. São 17 mil m², onde estão expostos o melhor da produção do estado, englobando segmentos como agroindústria familiar, artesanato, turismo e comércio. Na praça de alimentação, por exemplo, os bares e restaurantes servem as tradicionais comidas da culinária gaúcha como churrasco, arroz de carreteiro, chuleta na brasa, choripan, além de cervejas e chopps de vinho. Já as atrações culturais ficarão por conta de diversos artistas do estado, como Nenhum de Nós, Elton Saldanha, Overdriver Duo, Chimarruts e Gurias Gaúchas.
A expectativa dos organizadores é receber cerca de 150 mil pessoas em 10 dias. Uma das novidades da edição é a opção do ingresso solidário, que garante meia entrada mediante comprovação de doação a partir de R$5 ao pix oficial da campanha orientada pelo governo do RS.