sexta-feira, maio 16, 2025
InícioEdição em TextoVacinação contra a gripe é ampliada para toda a população no RS

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população no RS

Estado libera imunização para maiores de seis meses após baixa adesão dos grupos prioritários

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população do Rio Grande do Sul desde a última quinta-feira, 15. A ampliação foi definida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com os municípios, diante da baixa procura entre os grupos prioritários. Agora, qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode se vacinar em qualquer cidade do Estado. Para garantir o abastecimento das unidades de saúde, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) distribuiu ainda na quinta-feira, um novo lote com 703 mil doses da vacina.

Segundo Marlene Weber Andriolo, uma das responsável pelo Setor de Imunização da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, a medida já foi comunicada às prefeituras. “A vacinação está liberada para toda a população. Mesmo com a ampliação, é fundamental que os grupos prioritários continuem se vacinando”, reforça.

Marlene destaca que a imunização contra a influenza previne casos graves, hospitalizações e até mortes, especialmente entre pessoas com comorbidades, idosos, imunossuprimidos e crianças pequenas. “Com mais pessoas vacinadas, conseguimos reduzir a circulação do vírus”, explica.

- Publicidade -

Neste ano, a vacinação contra a gripe deixou de ser uma campanha pontual e passou a integrar o calendário regular para crianças, gestantes e idosos. Como as vacinas têm validade até janeiro ou fevereiro de 2026, continuarão sendo aplicadas enquanto houver estoque.

Inicialmente, a vacinação era destinada apenas a grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. No entanto, até agora, a cobertura vacinal entre esses grupos é de apenas 28,5%, cerca de 1,4 milhão de pessoas vacinadas. A meta da SES é alcançar pelo menos 90% desse público.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS