Termina nesta quarta-feira,30, o prazo para o pagamento do IPVA 2025 no Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, todos os proprietários de veículos devem quitar o imposto até essa data, independentemente do final da placa. A mudança, definida por lei estadual, unificou o calendário de vencimentos com o objetivo de facilitar o planejamento dos motoristas e ampliar as possibilidades de desconto.
Quem deixar de pagar até hoje estará sujeito a multa diária de 0,334%, limitada a 20% do valor do imposto, além da incidência de juros. Após dois meses, o débito pode ser inscrito em Dívida Ativa, com outras implicações legais. Circular com o IPVA em atraso também configura infração de trânsito e pode levar à apreensão do veículo.
Descontos de até 20% seguem válidos até o vencimento. Os programas Bom Motorista e Bom Cidadão concedem abatimentos de até 15% e 5%, respectivamente, conforme o histórico de infrações e o número de notas fiscais emitidas com CPF.
Até o fim de março, a arrecadação antecipada somou R$ 3,3 bilhões — cerca de 61% da expectativa total. Mais de 2 milhões de veículos foram pagos à vista e 363 mil contribuintes optaram pelo parcelamento. A economia gerada pelos descontos superou R$ 270 milhões, o maior valor já registrado no Estado.
Saiba mais:
Quem paga: Proprietários de veículos fabricados a partir de 2006 (exceto isentos por lei).
Como pagar: Informando placa e Renavam (e, em alguns bancos, CPF).
Onde consultar e gerar QR Code: App IPVA RS (iOS/Android) ou site da Sefaz.
Onde pagar: Banrisul, Bradesco (correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (correntistas), lotéricas da Caixa e via Pix em mais de 760 instituições.