No último dia 20 de março, a cidade de Passo do Sobrado celebrou seu trigésimo segundo aniversário de emancipação política. Para marcar a data, a comunidade escolar da Escola Alexandrino de Alencar se uniu em uma iniciativa especial: refletir sobre a história do município e prestar homenagens à sua trajetória.
O Jornal Gazeta Popular tem o privilégio de participar desse momento único, dando voz aos alunos, professores e pais que se empenharam em resgatar memórias e compartilhar histórias sobre Passo do Sobrado.
Ao longo da semana de pesquisa, reflexão e criação, a comunidade escolar produziu relatos, ressaltando a importância histórica, cultural e social do município. Desde as suas origens até os dias atuais, as narrativas capturam a essência e o espírito comunitário que moldaram Passo do Sobrado ao longo dos anos.
“Essa iniciativa foi uma forma de envolver nossos estudantes no processo de valorização e reconhecimento da história local”, destaca o diretor da Escola Alexandrino de Alencar, Professor Marlon Weber. “Foi incrível ver o entusiasmo e o comprometimento de todos em resgatar e preservar as nossas raízes.”
O Jornal Gazeta Popular expressa agradecimento pela colaboração de todos os envolvidos nessa iniciativa. O resultado desse esforço coletivo está sendo apresentado nesta edição especial, permitindo que toda a comunidade de Passo do Sobrado possa se orgulhar de sua história e celebrar os 32 anos de conquistas e progresso.
Que essa homenagem seja apenas o início de um contínuo esforço de preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural de Passo do Sobrado, garantindo que as futuras gerações possam se inspirar e aprender com o legado deixado pelos seus antepassados.
Nossos sinceros parabéns a Passo do Sobrado por mais um ano de história e a toda a comunidade escolar da Escola Alexandrino de Alencar pelo empenho e dedicação em celebrar essa data tão significativa. Que venham muitos mais anos de prosperidade e união para esta querida cidade do Rio Grande do Sul.
Como é para você e sua família morar em Passo do Sobrado?
Passo do Sobrado, uma cidade pequena e acolhedora, um município grande e potente. Morar aqui é ter o sentimento de ter um lugar gentil de se morar, gostamos de saber que conhecemos as pessoas que passam por nós na rua e nos cumprimentam, isso ainda é realidade na nossa querida cidade, e traz um sentimento de pertencimento. É bom saber que, se precisarmos de itens necessários e básicos, para o viver bem, encontramos em Passo do Sobrado, desde educação, alimentação, vestuário, lazer, segurança e saúde. Escolhemos Passo do Sobrado como cidade na qual queremos criar nossa filha Alícia, por acreditar que somos privilegiados de poder caminhar na rua, ir a praça, e saber que se necessário for, teremos uma mão amiga estendida.
Morar aqui, em Passo do Sobrado, para a nossa família é realmente uma alegria, pois somos gratos por esse pedaço de chão, torrão gaúcho e brasileiro que tanto nos faz bem, estar feliz no lugar em que se mora e vive é de se agradecer e Passo do Sobrado comemora seus 32 anos de emancipação com a honra de ser uma cidade acolhedora.
Silvania Dick Sehnem e Marcos Antônio Sehnem, pais da aluna Alícia Dick Sehnem do 1⁰ ano da Escola Alexandrino de Alencar.
Passo do Sobrado: Dois séculos de História, 32 anos de conquistas.
Nas aulas de História, nas turmas do 9° ano e 101 e 102 do ensino médio, ministradas pela professora Maura, na Escola Alexandrino, durante a semana o tema foi sobre o processo de emancipação do município. A Professora distribuiu um folder informativo para cada aluno relembrar os primeiros fatos e reuniões que foram realizadas nos anos de 1990 e 1991. Naqueles anos foi criada a Comissão de Emancipação, formada por membros importantes da nossa comunidade que acreditaram no crescimento, fazendo toda a diferença na vida dos moradores do período até os dias atuais.
O nosso jovem município de Passo do Sobrado, completa 32 anos no dia 20 de março. Uma linda história de trabalho e lutas, que transformou uma pequena vila, pertencente ao Município-Mãe, Rio Pardo, em um município forte e com uma agricultura diversificada, comércio, indústrias, prestações de serviços, entre tantos outros com destaque na economia. Desde o início, os seus primeiros passos foram firmes, buscando sempre melhorar a qualidade de vida de toda a sua população. Com o intuito de conhecer este período, observar conquista, projetar o futuro, os alunos em duplas produziram textos e slides. Com atividade observamos a importância de conhecer a história do espaço onde os alunos estão inseridos, cumprindo com a função de educar para a cidadania e a vida democrática. Ao refletirem sobre a realidade em que vivem, reconheçam a sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e próspera.
Parabéns Passo do Sobrado!
Emancipação de Passo do Sobrado
História
A existência de Passo do Sobrado data de aproximadamente dois séculos. Nesse período, colonizado por portugueses que partiam de Rio Pardo para povoar a região que era conhecida por Couto (lugar seguro, refúgio) e servia como ponto de descanso. Ao passar dos anos, inúmeras famílias germânicas, portuguesas e descendentes de escravos se instalaram no que seria o futuro município, antes pertencente a Rio Pardo. Essas etnias, que se dedicaram à produção de alimentos para a subsistência formam hoje a maioria dos residentes no município
A instituição, forma e apresentação dos símbolos do Município de Passo do Sobrado foram estabelecidos pela Lei Municipal nº 96, de 24 de Fevereiro de 1994, em conformidade com o artigo 13, parágrafo 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de Outubro de 1988.