Pular para o conteúdo principal
quarta-feira, 24 de junho de 2026   Vale do Rio Pardo Indicadores atualizados Edição Digital
Venâncio Aires

Prefeitura assina novo contrato com Hospital São Sebastião Mártir prevendo equilíbrio financeiro nos atendimentos SUS

Como parte do plano de recuperação financeira do Hospital São Sebastião Mártir, foi assinado nesta sexta-feira, 29, o novo contrato de prestação de...

A assinatura oficial aconteceu durante reunião mensal do Comitê Gestor que assumiu a administração hospitalar no último dia 26 de março. Com a participação do prefeito Jarbas da Rosa e do secretário municipal da Saúde, Alan Flores da Rosa, além de representantes de municípios da microrregião, o grupo apresentou as medidas iniciais adotadas para contenção do deficit operacional, melhoria dos fluxos de atendimento Hospital/UPA, retomada das cirurgias eletivas, além da busca por novos serviços e fontes de financiamentos.

📢 Acompanhe a Gazeta PopularNotícias de Passo do Sobrado, Vale Verde e região em tempo real.

O presidente do Comitê Gestor e secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana, destacou ao grupo a transparência dos números apresentados e a necessidade de escolhas diárias na administração do Hospital. “Nesse período, a Prefeitura aprovou um financiamento para possível aquisição do patrimônio como forma de estancar as dívidas bancárias, mas essa aprovação ainda depende de laudos do prédio e a aceitação da própria Associação Hospitalar. Outra coisa é o contrato de serviços, que o Município vem fazendo um esforço recorrente com aportes extras de recuperação, mas que agora precisamos estancar com o novo contrato e seguir prestando o melhor atendimento aos nossos munícipes”, ressaltou o gestor.

Do contrato vigente até então, original de 2022, e que previa repasse mensal de R$ 3,5 milhões em recursos próprios, o aumento chega a 21%, consolidando um esforço inédito do Município para equilibrar financeiramente os serviços prestados pelo Hospital. “Mais do que números, o contrato simboliza uma nova relação entre Município e Hospital. Há anos viemos investindo muito mais do que governos anteriores e, muitas vezes, priorizando a saúde em detrimento de outros investimentos que o nosso Município também carece. Mas acreditamos na importância que tem esse serviço para a nossa população e, enquanto for possível, vamos garantir saúde e o atendimento qualificado para quem mais precisa”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

O novo contrato, que passa a valer a partir de 1o de junho, além do acompanhamento de uma Comissão Permanente coordenada pela Secretaria de Saúde, prevê a unificação dos serviços, como de UTI e pronto atendimentos, e a ampliação da participação dos municípios da microrregião com pagamentos per capita.

Entenda o caso

O que aconteceu?Prefeitura assina novo contrato com Hospital São Sebastião Mártir prevendo equilíbrio financeiro nos atendimentos SUS
Onde?Passo do Sobrado
Fonte da informaçãoAIPMVA

Transparência editorial

Tipo de conteúdoOpinião
Fonte/OrigemAIPMVA
Última atualização29/05/2026 às 17:43

O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.