A Secretaria de Saúde promove neste sábado, 16, uma ação especial alusiva ao Maio Vermelho, campanha voltada à prevenção e conscientização sobre o câncer de boca. A programação ocorre em frente à Igreja Matriz, na Travessa São Sebastião Mártir, das 8h até as 11h30.
A iniciativa reúne diversos serviços gratuitos de saúde e bem-estar para a comunidade, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e promoção da qualidade de vida. Entre as atividades oferecidas estão avaliações odontológicas, vacinação, exames de acuidade visual, verificação de sinais, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de massagens e práticas integrativas e complementares em saúde (PICs), como auriculoterapia, reiki e reflexologia.
De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Jonas Caríssimi, o objetivo é aproximar os serviços da população e reforçar a importância dos cuidados preventivos. “O câncer de boca pode ser identificado precocemente e, quanto antes o diagnóstico acontecer, maiores são as chances de tratamento e cura. Por isso estamos levando orientações e serviços para perto das pessoas, incentivando a prevenção e o cuidado com a saúde de forma ampla”, destaca. A ação também conta com a presença dos mascotes Dentões, que auxiliam na conscientização, especialmente junto às crianças e famílias que passam pelo local.
Jonas também reforça que o Maio Vermelho busca chamar atenção para sinais que muitas vezes passam despercebidos. “Feridas na boca que não cicatrizam, manchas, dificuldade para mastigar ou falar precisam ser avaliadas por um profissional. A prevenção e o acompanhamento são fundamentais”, completa.
Além das avaliações odontológicas, a programação integra diferentes áreas da saúde, proporcionando atendimentos preventivos e ações de promoção ao bem-estar da população durante toda a manhã.
Entenda o caso
Transparência editorial
O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.

