Trabalhadores da cadeia produtiva do tabaco, uma das mais relevantes para a economia do Sul do Brasil, estarão no centro do debate no próximo dia 23 de abril, em Santa Cruz do Sul, na realização do primeiro Seminário Regional promovido pela Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias do Tabaco (Fentitabaco) em parceria com a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira, 15, ao prefeito Jarbas da Rosa e membros do Executivo de Venâncio Aires, segundo maior município na concentração de trabalhadores na cadeia do tabaco, seja no meio rural ou indústria. Na oportunidade, o presidente da Fentitabaco, Rangel Marcon, também entregou relatório com números gerais da cadeia produtiva entre 2019 e 2025, destacando a importância econômica e social do tabaco, especialmente para os municípios dos três estados do sul do Brasil.
O encontro em Santa Cruz do Sul marca o início de uma agenda regional que também passará por Santa Catarina e Paraná, consolidando uma mobilização inédita em torno de temas estratégicos como saúde do trabalhador, geração de renda, desenvolvimento regional e perspectivas futuras da atividade. A proposta é reunir trabalhadores da indústria, lideranças sindicais, gestores públicos e especialistas em um ambiente técnico e institucional, capaz de produzir reflexão qualificada e encaminhamentos concretos.
No primeiro encontro estarão especialistas reconhecidas nacionalmente, como a psicóloga Mônica Gorgulho e a toxicologista Silvia Cazenave, o seminário terá abordagem técnica sobre saúde do trabalhador e seus desdobramentos no contexto produtivo. As discussões também irão considerar o papel das políticas públicas, os desafios da proteção social e os caminhos possíveis para a sustentabilidade econômica dos municípios que têm na cadeia do tabaco uma de suas principais bases.
De acordo com Rangel Marcon, as contribuições dos encontros serão sistematizadas em um documento-base regional, que servirá como subsídio para uma audiência pública no Congresso Nacional, ainda no primeiro semestre de 2026. “Nossa proposta é ampliar o protagonismo dos trabalhadores no debate institucional. Estamos estruturando um espaço sério, técnico e representativo, onde a realidade de quem está na base produtiva será considerada com responsabilidade. Esse processo é fundamental para qualificar o diálogo nacional sobre o setor”, destaca.
O prefeito Jarbas da Rosa saudou a iniciativa e destacou que Venâncio Aires se fará presente no debate regional. Para ele, a articulação da Federação dos Trabalhadores com os municípios é fundamental para fortalecer a voz social dessa cadeia tão importante para o desenvolvimento das comunidades.
Entenda o caso
Transparência editorial
O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.

