O prefeito Carlos Gustavo Schuch, acompanhado do secretário de Obras, Afonso Froemming, esteve no Balneário Monte Alegre na tarde da quinta-feira, 6, para verificar os estragos causados pela maior enchente da história do município. “Como o acesso à praia está em péssimas condições, tive que ir a pé até o Balneário, desviando de buracos de quase 2 metros de profundidade e de atoleiros que ultrapassam o tornozelo, pois não havia outra maneira de verificar os danos”, explicou o prefeito.
Ele afirmou que a recuperação do acesso inicia hoje, e que assim que houver passagem ao veículos, uma nota será publicada na página da Administração Municipal de Vale Verde.
Schuch lamentou os estragos causados pela enchente no Balneário, que segundo ele, afetou a infraestrutura, as residências de moradores e veranistas, e a própria natureza, “pois às margens do Rio Jacuí, os estragos são impactantes, com árvores enormes arrancadas da margem do rio, que protegiam da erosão e proporcionavam uma visão de natureza preservada. Chega a ser desolador ver os estragos, pois todos foram atingidos, uns mais outros menos, mas nenhuma propriedade ficou ilesa. São mais de 20 casas totalmente demolidas e várias com danos estruturais”.
Conforme o prefeito, o próximo veraneio será de reconstrução, e será atípico, “pois muitos veranistas irão trabalhar ao invés de aproveitar o que o Balneário Monte Alegre tem de melhor para oferecer. Ele concluiu informando que a Prefeitura fará o recolhimento dos objetos e bens pessoais que serão retirados das casas pelos moradores, e que a Certaja fará uma grande operação para retomar a rede elétrica e religar a mesma em aproximadamente 10 dias.