sexta-feira, abril 18, 2025
InícioVale VerdeGoverno Federal reconhece situação de emergência de Vale Verde pela estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência de Vale Verde pela estiagem

Com a medida, município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (14), a situação de emergência em 13 cidades gaúchas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Na região do Vale do Rio Pardo, os municípios de Vale Verde e Santa Cruz do Sul, receberam o reconhecimento por terem sido afetados pela situação da estiagem.

- Publicidade -

O prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, o Feijão, decretou situação de emergência em razão da estiagem que atingiu o município. A decisão foi tomada em razão da baixa precipitação pluviométrica entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, que causaram perdas no setor da agricultura. Um laudo da Emater, apontou 20% de perdas. As culturas mais atingidas foram soja, milho, leite e hortaliças.

Com a medida, municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 190 reconhecimentos vigentes, dos quais 175 por estiagem, cinco por chuvas intensas, cinco por vendaval, três por queda de granizo e dois por enxurradas.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS