Dorcas uma mulher notável!
Dorcas era moradora da pequena e bela cidade chamada Jope, uma cidade portuária cerca de 55 km de Jerusalém. Havia muitas viúvas ali… Porque será? Provavelmente os homens daquela cidade eram pescadores do mar Mediterrâneo e acontecia acidentes em alto mar e assim acabavam perdendo suas vidas e até os filhos que iam ajudar também morriam.
A bíblia relata que Dorcas era uma discípula, antes de aparecer seu nome, sua principal identificação era uma discípula e ela se comporta como tal. Discípulo no grego quer dizer aprendiz, aquele que aprende, e no Hebraico- Aquele que está aprendendo intensamente!
Discípulo larga tudo para seguir seu mestre, as vezes a casa, o trabalho… E nós o que deixamos para ser discípulos de Jesus? Primeiramente negar a nos mesmos, foi o que Cristo disse: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me” Mt16…
O discípulo se empenha para ser parecido com seu mestre “Como o pai me amou, eu também vos amei, permanecei no meu amor “Joao 15:9.
Os maiores mandamentos são amar a Deus sobre todas as coisas e o seu próximo como a si mesmo.
Dorcas, servia as mulheres viúvas, costurando, fazendo roupas, essa era forma dela servir e amar o seu próximo, a bíblia diz que um dia enfermou Dorcas e morreu; então levaram ela para a parte superior da casa. Arrumaram ela para o velório mas, mandaram chamar a Pedro que estava na casa de Simão o curtidor, e o recado era, venha depressa, quando Pedro chegou viu as mulheres chorando e mostrando os vestidos e túnicas que Dorcas havia feito, então ele subiu, ajoelhou-se e orou a Deus e Dorcas ressuscitou; ele a tomou pela mão, ela levantou-se e Pedro a levou até as viúvas e entregou ela viva! Imagine quanta alegria e emoção, naquele momento! Será que se essa mulher não fosse uma pessoa tão ajudadora e amável elas iam se preocupar em chamar Pedro? Esse chamar o apostolo é, porque criam que poderia acontecer um milagre, pois elas não queriam perder aquela à qual tanto as ajudava e elas o amavam.
Eu e você temos praticado o amor ao próximo? Por esses dias tão difíceis que nosso estado enfrenta, podemos sim, e é o nosso dever ajudar da forma que podemos. Talvez não temos dinheiro pra dar a todos que precisam mas, podemos ajudar de outras formas… o Nosso tempo é valioso e pode abençoar nosso próximo! O voluntariado é uma grande prova de amor ao próximo! Com certeza Deus te deu um talento, uma forma em que você pode servir. Lembro-me de um ditado que meu falecido cunhado Sergio, sempre citava “Quem não serve para servir, não serve para nada”. “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês” -Mt 712.
“E Deus que dá semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês”2°Coríntios 9 e 10-11ª- versão NTLH.
“Tudo que vir a mão para fazer faça o melhor que puder” -Ec 9:10a NTLH.
Esse tema foi compartilhado por nossa irmã Paula no ultimo culto na IEB de Passo da Mangueira baseada, no tema que ela pregou escrevi esse texto. Leia o Livro de Atos dos Apóstolos 9:36 ao 41 e confira.