sexta-feira, dezembro 6, 2024
InícioSuzana SilvaSuzana Queiroz

Suzana Queiroz

Adversidades que produzem  Maturidade!

- Publicidade -

JOSÉ

Se você é leitor da bíblia, então conhece a historia de Jose, filho de Jacó.

Jose era penúltimo filho de Jacó. Antes dele vieram 9 irmãos e 1 irmã; José era um filho dedicado, inteligente, obediente ao pai e temente a Deus!

- Publicidade -

Jacó vendo as qualidades do filho se identificava com ele e o amava muito, pois era o filho da sua velhice; enquanto os irmãos mais velhos eram imaturos, irresponsáveis e irreverentes, José conquistou o coração do pai, mas despertou ódio e inveja de seus irmãos. Ele certa feita teve dois sonhos muito incomuns, pois eram sim, revelações de Deus sobre o futuro dele, ao contar seus sonhos, seus irmãos se revoltaram tanto que decidiram mata-lo.

Primeiro o jogaram num poço vazio, imagine… Aqueles que deviam proteger o irmão mais novo o deixaram ali sofrendo e ouvindo a decisão que tomariam; uns queriam mata-lo, outros resolveram vende-lo como escravo e assim mentiram para o pai que uma fera selvagem havia o despedaçado.

Pobre José que decepção, ser arrancado da família e tornar-se escravo no Egito; tinha tudo para ser um jovem rebelde e revoltado e assim murmurar de Deus e abandonar a fé, enfim… De que adiantará ser zeloso, obediente se essa era a recompensa? Mas não; José permaneceu com sua fé inabalável e não mudou sua personalidade, conquistou a admiração e confiança de Potifar alto funcionário e conselheiro do rei do Egito que lhe comprou como escravo e lhe confiou toda a sua casa para que fosse mordomo, parecia que as coisas estavam melhorando, até… Que a mulher de seu patrão tentou lhe seduzir, este por sua vez resistiu e fugiu… Recompensa?A mentira e a injustiça o levaram para a masmorra, agora não lhe restava mais nada, sua vida de filho amado transformou-se em um tormento, será que ele desistiu? Afinal motivos não lhe faltavam, mesmo ali num lugar tão impróprio continuou pensando sobre seus sonhos e manteve o coração puro, como era dedicado logo passou a ser ajudante na organização da carceragem.

- Publicidade -

Ele nunca abandonou sua fé, por isso Deus sempre se revelava a ele dando-lhe sabedoria e entendimento!

Um dia discerniu os sonhos de seus colegas da prisão e pediu: Quando saírem daqui lembre-se de mim! Mas por muito tempo ficou ali esquecido, Até que o rei teve um sonho que ninguém conseguia interpretar, então o copeiro do rei lembro-se de José, e logo mandaram chamar.

No tempo certo Deus começou a agir, e com entendimento dado por Deus revelou o sonho do rei, era um aviso de uma grande seca, diante de tanta sabedoria o rei nomeou José para ser administrador e o segundo maior do reino, a confiança foi tanta que José tornou-se como um pai a Faraó.                                                                                                                                                    No tempo previsto a grande seca iniciou, mas o Egito estava abastecido, pois José o administrador havia tudo preparado. O Egito tornou-se referencia e único lugar onde tinha alimentos para vender. As pessoas vinham de longe trocavam seus bens e até tornaram-se escravos para matar a fome e manter-se vivos! O Egito tornou-se uma grande potencia.            Os irmãos de José padeciam com a seca e a fome em suas terras e também foram até Egito em busca dos mantimentos; José os reconheceu; Fez com que passasem por algumas provas, para testar suas índoles, até um dia que revelou-se aos irmãos pois estes não o reconheceram.

José tinha motivos de sobra para castigá-los. Mas não, ele os perdoou e os alimentou e mandou trazer seu velho pai e todos seus familiares para morar nas melhores terras do Egito; Ele reconhecia que todo sofrimento que passara tinha um plano de Deus, para a preservação da vida de sua família de origem, Projeto de Deus e também muitos outros povos foram abençoados. Os sonhos de José tornaram-se realidade!E se diante das terríveis dificuldades e injustiças ele tivesse desistido de ser um homem de coração puro e temente a Deus? AS coisas teriam tomado um rumo desastroso. Historia baseada em Genesis capitulo 37 aos 47, confira!

“Porque será como a arvore, plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde; e no ano da sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17:8).

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS