Estudantes dos cursos de Graduação presencial da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul, foram surpreendidos na noite da última quinta-feira, 20, quando notificados, por meio de um cartaz no mural. O documento informava que em razão de um processo de readequação administrativa, a instituição decidiu descontinuar a oferta de cursos de graduação na modalidade presencial em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Fisioterapia e Odontologia.
No documento, a instituição alegou que “a decisão foi tomada após uma análise criteriosa, considerando a necessidade de alinhamento estratégico e aprimoramento institucional”.
E afirmou que todas as providências necessárias serão tomadas para garantir a transferência dos alunos a outras instituições de ensino. “Estamos cientes do impacto que essa medida pode causar e reforçamos nosso compromisso em minimizar quaisquer transtornos. Para isso, a Faculdade Dom Alberto está adotando todas as providências necessárias para garantir que os alunos possam realizar suas transferências de forma ágil, transparente e descomplicada”.
Revoltados com a situação, estudantes e seus familiares farão uma manifestação nesta sexta-feira, 21, às 19h, em frente a Faculdade Dom Alberto.
Nas redes sociais, muitos alunos declararam seu descontentamento com o cancelamento dos cursos e com a forma com que foram comunicados pela instituição. “Fomos notificados por uma folha em um mural, sobre o cancelamento dos cursos de graduação da Faculdade Dom Alberto, queremos expressar a nossa indignação e repúdio junto com a falta de respeito perante o nosso futuro”, disse uma das alunas.
Em outra mensagem, uma estudante do Curso de Direito, ressalta que “hoje foram esses cursos, amanhã poderá ser o meu. São sonhos de alunos e familiares indo ladeira a baixo, é todo o investimento, que não é barato, indo para o ralo. É revoltante, lamentável”, disse.