Pular para o conteúdo principal
sábado, 27 de junho de 2026   Vale do Rio Pardo Indicadores atualizados Edição Digital
Publicidade Legal

Informativo do Legislativo de Vale Verde RS

SESSÃO ORDINÁRIA Nº20– em 17 de junho de 2026

📢 Acompanhe a Gazeta PopularNotícias de Passo do Sobrado, Vale Verde e região em tempo real.

Ao décimo sétimo dia do mês de junho de dois mil e vinte e seis ás dezoito horas, nas dependências da Câmara Municipal de Vale Verde/RS, sob a presidência do vereador Dion Souza, reuniram-se os vereadores deste Poder Legislativo. Presidente solicita que a secretária vereadora Débora Rosa da Silva verifique o livro de presença, todos vereadores assinaram o livro menos Vereador Euzébio França por motivos de saúde. Presidente coloca em apreciação a ata nº 19/2026, sendo aprovada por todos. Presidente abre espaço ao grande expediente, os vereadores que desejarem fazer o uso da palavra se inscrevam. Passo a palavra para Vereadora Taitiane. Boa noite presidente, boa noite colegas, funcionários da casa aqui presente, a comunidade e os demais na live. Então, venho aqui nessa tribuna hoje agradecer mais uma emenda parlamentar recebida de R$ 150 mil do Xerine para auxiliar no desenvolvimento das práticas integrativas complementares que tanto nos orgulham e têm sido bastante importantes na saúde preventiva do nosso município. Agradecer também a Adriana Lara deputada estadual, que nos trouxe também outra emenda parlamentar de R$ 50 mil ao Colégio Estadual de Ensino Médio Curupaiti para fazer aquisições de equipamentos para a escola. Então muito obrigada, conte conosco no que a gente puder ajudar, e fico muito feliz de vocês estarem presentes aqui contribuindo com o nosso município. Nós estávamos semana passada conversando, eu e minhas colegas vereadoras Débora e Patrícia, e achamos conveniente começar a trazer alguns assuntos aqui na nossa sessão, assuntos de interesse à comunidade, à nossa comunidade. Então, hoje a gente trouxe um assunto sobre a agricultura, que nós estamos acompanhando o desenrolar da PL 5122, que é relacionada à negociação da dívida dos nossos agricultores que têm tanto sofrido aqui. Então essa semana nós vamos ficar super atentos ao desenrolar desses processos, mas nós já tivemos a nossa primeira vitória, então agora, torcer e acompanhar para que realmente essa renegociação aconteça, que possa ser renegociada essas dívidas em 10 anos. Seria isso uma boa noite a todos fiquem com Deus. Obrigada vereadora. Passo a palavra a vereadora Patrícia. Boa noite meus colegas vereadores, munícipes aqui presentes e quem nos assiste de suas casas. Bom, quero aqui então, registrar a nossa manifestação sobre a aprovação no Senado Federal da securitização das dívidas do agronegócio, um tema de grande importância para milhares de produtores rurais do nosso país e também do nosso município de Vale Verde. Enfrentamos anos difíceis marcados por estiagens, enchentes e aumento dos custos de produção. Essa medida representa esperança e uma oportunidade para que nossos agricultores reorganizem sua vida financeira e continuem produzindo. Quando o agricultor vai bem, o comércio vai bem, as famílias têm mais segurança e o município cresce junto. Defender o campo é defender o futuro da nossa comunidade, nós enquanto vereadoras, defendemos políticas que valorizem quem trabalha no campo, porque apoiar o agricultor é investir no desenvolvimento do nosso município. Seria isso tenham todos uma ótima noite. Muito obrigada. Obrigado Patrícia. Passa a palavra ao Vereador Jorge. Boa noite senhor presidente e meus colegas vereadores. Eu peguei esse espaço para agradecer à Rovena e toda a sua equipe pelo jantar de sexta-feira, porque foi um sucesso! Tem que dar os parabéns a ela e toda a equipe dela, porque pela primeira vez eu comi carne assada por meninos, a equipe que assou era só meninos daqui de dentro do Vale Verde, então eu fui lá, visitei eles lá atrás, me senti orgulhoso de ver os nossos meninos progredindo da maneira que eles estão progredindo. Queria agradecer também a festa de Santo Antônio, excelente! Um almoço assim de primeiro mundo, a toda a organização aquela equipe que ajudaram em tudo no geral não só os organizadores e sim toda a equipe, eu queria agradecer de coração, porque venderam quinhentos e poucos almoços, jamais foi visto isso dentro do Santo Antônio, quinhentos e poucos almoços foram vendidos. Minhas colegas vereadoras queria aproveitar e dizer para vocês o que eu já falei aqui nesta tribuna uma vez, se nós não tomarmos as providências pelo agronegócio, sabe o que vai acontecer daqui uns dias? Nós vamos ter o dinheiro no bolso e não vamos ter o que comprar. Se o governo federal não der um jeito em ajudar o pequeno agricultor e o agronegócio no geral, hoje um óleo diz o preço que está, os insumos o preço que está e o preço que está a soja. Eu vendi soja a duzentos e dezoito há dois anos atrás, hoje está cento e dezoito, gente. O óleo era três e pouco, hoje está seis, seis e tanto, não é seis e pouco é seis e tanto. Então vocês estão de parabéns. Nós vereadores temos que se unir e ir à luta, porque se nós esperar alguma coisa do nosso governo federal, nós temos com a vida enrolada porque o que não está quebrado vai quebrar, os pequenos produtores de soja, arroz, praticamente estão quebrados, os pequenos. Hoje está aguentando mais aqueles que têm seu silo próprio, os que não têm o silo, que têm que depositar dentro das cooperativas, estão morrendo de fome, vamos dizer, Deus nosso Senhor que me perdoe e perdoa eles também, mas estamos no fundo do poço, se não negociar essas dívidas que eles têm em longo prazo, porque tem que ser em longo prazo, porque se não for em longo prazo não adianta nada negociar, porque não adianta negociar desse ano para o ano que vem, isso aí é empurrar com a barriga, tá gente? Eu agradeço a vocês pela iniciativa de vocês e pode contar comigo, tá? Pode contar comigo, aonde que nós tiver que ir para fazer alguma coisa pelo pequeno agricultor, pelo médio agricultor, eu estou à disposição de vocês. Seria isso muito obrigado e agradeço também pelos munícipes aqui presentes que eu pulei essa parte. Muito obrigado. Obrigado, senhor Jorge. Passo a palavra para a vereadora Débora. Boa noite senhor presidente, colegas vereadores, munícipes aqui presentes, os que nos assistem pelas redes sociais, servidores da Câmara. Hoje também quero registrar aqui os meus parabéns à organização da festa de Santo Antônio, padroeiro do nosso município, que foi no domingo. Foi um grande evento, foi um sucesso. Estendo aqui o meu reconhecimento a todos que de alguma forma, contribuíram para a realização dessa festa, na organização, no trabalho voluntário, foi uma festa linda marcada pela fé e a união da comunidade que sempre está valorizando as nossas tradições, parabéns a todos envolvidos pelo lindo evento, pelo empenho de todos e a dedicação. E ainda complementando a fala das minhas colegas vereadoras, e tendo em vista que a base da nossa economia é a agricultura, continuaremos acompanhando o andamento sobre a securitização das dívidas. Ano passado aqui nessa casa legislativa, votamos e aprovamos uma moção de apoio que autoriza a renegociação das dívidas. E aqui hoje reafirmamos aqui o nosso compromisso com os nossos agricultores, ficando sempre atentas a todas as medidas a serem adotadas, contem conosco sempre para o que precisarem. O meu muito obrigado, uma excelente noite a todos. Obrigado, vereadora Débora. Passo a presidência para a vereadora Patrícia. Aceito a presidência e passo a palavra ao vereador Dion.  Boa noite colegas vereadores, quem nos assiste em suas casas, municípios aqui presentes, funcionários da casa, Anderson, em teu nome a imprensa que está sempre nos apoiando aqui nas nossas sessões. Sexta-feira a gente foi convidado a fazer uma visita na Granja das Figueiras, que vai ser inaugurada agora em metade do mês de julho, onde será alojado 45 mil galinhas lá e todo dia terá cargas de ovos para fora do município, gerando emprego, gerando renda para o nosso município. Quero deixar meus parabéns ao Adilson e ao Daniel que são os responsáveis pela granja. A gente visitou a granja, andou lá por dentro, é uma estrutura fantástica. A gente nem imagina olhando aqueles prédios ali, o que tem ali dentro, a gente até estava conversando que, quando foi o início que a gente foi lá olhar a área, era um buraco que até apavorava, agora você olha uma foto do início quando eles chegaram ali e disseram não, vai ser aqui a granja, e você olha agora com a granja instalada ali, é uma mudança total, então essa granja com certeza, já está gerando empregos para o nosso município e, a partir do mês que vem eles vão pegar mais pessoas do município para trabalhar ali e também já vai gerar uma renda para o nosso município. Então, desejar sucesso a eles e boa sorte. Sobre a festa de Santo Antônio, que a gente foi almoçar lá, quero deixar meus parabéns a todos da comunidade, a todos da presidência ali, em nome do Dudu, que é o presidente da comunidade, eu deixo meus parabéns e meu agradecimento a todos que ajudaram na festa, tanto de dia quanto de noite, porque o salão de Santo Antônio estava lotado, estava lindo. A gente viu aí as quermesses nesses dias frios e chuvosos, o pessoal não estava indo tanto mas a comunidade de Santo Antônio ali é muito unida e estava muito bonito. Então deixar meus parabéns a todos da diretoria, que a gente sabe que sem trabalho, sem esforço e sem dedicação essa festa não teria sido esse sucesso. A festa de Santo Antônio vem a cada ano sendo maior. Eles agora têm um projeto de conseguir uma verba para trocar o telhado do Santo Antônio, acredito eu que isso logo vai sair, eles vão conseguir e, se Deus quiser ano que vem a festa de Santo Antônio será com o salão reformado. Também amanhã ocorre o jantar de premiação do Campeonato de Futebol 7 aqui do nosso município que será a partir das 20h, aqui no refeitório da comunidade. As equipes já estão todas sabendo, os vereadores todos convidados a se fazerem presente amanhã. E as equipes já estão avisadas da quantidade de jogadores, tudo certinho. Deixar meus parabéns à administração que, mais uma vez vem incentivando e apoiando o esporte do nosso município, a gente sabe que o nosso município é apaixonado por esporte, principalmente por futebol e acredito que amanhã o prefeito já vai falar alguma coisa sobre o campeonato de futsal, que as pessoas já estão perguntando quando começa. Então deixar meus parabéns também ao Cassiano, que foi responsável pelo campeonato e também é responsável amanhã pelo jantar, o Cassiano já vem há alguns anos trabalhando no nosso município aqui, na parte do esporte e vem com muito êxito, porque a gente sabe que não é fácil fazer campeonato aqui pois tem muita disputa e muita rixa, a gente não consegue agradar todo mundo, mas o Cassiano vem muito bem então, agradecer o trabalho dele e que ele continue à frente dos próximos campeonatos. Seria isso uma ótima semana a todos e fiquem todos com Deus. Devolvo à presidência. Reassumo a presidência. Presidente solicito que a secretária faça a leitura dos ofícios. Ofício nº/2026, Secretaria Municipal de Saúde Vale verde 11 de junho de 2026. Presado senhor, ao cumprimentá-lo cordialmente, valendo-nos na oportunidade para solicitar o espaço da Câmara Municipal de Vereadores no dia 22 de junho do corrente ano, das 13h30 às 15h, para realizar audiência pública sobre o relatório de monitoramento e gestão em saúde do primeiro quadrimestre de 2026. Sem mais para o momento, subscreve-nos atenciosamente, Secretária de Saúde Sandra Mello da Silva. Presidente: O espaço será concedido. Ofício nº36/2026, Vale Verde, 16 de junho de 2026. A Câmara Municipal de Vereadores de Vale Verde, senhoras e senhores vereadores, a Rede Municipal de Educação de Vale Verde, por meio do grupo mobilizador do programa Parceria pela Valorização da Educação, tem a satisfação de convidá-los, juntamente com toda a comunidade valeverdense, para participarem da torcida da comunidade, Copa do Saber, o encontro será realizado no dia 24 de junho de 2026, quarta-feira, às 19h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adélia Figueiredo de Menezes. O MOPVE é um grupo formado por representantes de diferentes segmentos da comunidade, que acreditam que a educação é responsabilidade de todos, seu objetivo é promover a participação social, fortalecer os vínculos entre escola, família, poder público e comunidade, contribuindo para a construção de uma educação cada vez mais forte e significativa para as nossas crianças e jovens. A torcida da comunidade será um momento de integração, diálogo e valorização da educação, reunindo famílias, estudantes, educadores, lideranças e cidadãos que desejam apoiar e acompanhar o desenvolvimento da educação em nosso município. Convidamos especialmente aqueles que têm interesse em conhecer melhor o trabalho do MOBPVE e que desejam construir com ideias, experiências e ações voltadas ao fortalecimento da educação pública de Vale Verde. Sua presença será muito importante para construirmos juntos uma comunidade cada vez mais participativa e comprometida com o futuro de nossas crianças e jovens. Educação se fortalece quando a comunidade participa. Venha fazer parte dessa torcida. Atenciosamente, Gislaine Dias Dick Carvalho, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. Ofício Gab.nº 126/2026. Vale Verde, 17 de junho de 2026. Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos através deste convidar os nobres vereadores para participarem do jantar de entrega da premiação do Campeonato Municipal de Futebol 7, 2026. O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 18, no Refeitório da Comunidade Evangélica. Na oportunidade, haverá jantar por adesão, que deve ser confirmado até as 12 horas de amanhã, sendo o que tínhamos para o momento, Atenciosamente, Ricardo Froemming, Prefeito Municipal. Em resposta ao pedido de informação do vereador Eusébio, Ofício Gab nº 122/2026, Vale Verde, 11 de junho de 2026. Senhor Presidente, na oportunidade em que cumprimentamos cordialmente Vossa Senhoria, vimos através deste encaminhar em anexo resposta do pedido de informação nº 3 de 2026 de autoria do Senhor Vereador Eusébio França, PSB, recebido no dia 28 de maio do corrente ano, onde o vereador solicita informações relacionadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e aos respectivos fundos municipais. Desde já agradecemos pela compreensão e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas. Atenciosamente, Ricardo Froemming, Prefeito Municipal. Não havendo mais nada a ser tratado, declaro encerrada a presente sessão ordinária, ficando à próxima para o dia 24 de junho de 2016, às 17h. 

                   

                       Débora Rosa da Silva                                          Dion Souza

                           Secretária                                                         Presidente

 

Transparência editorial

Informações sobre a produção, autoria e atualização desta publicação.

Tipo de conteúdo Notícia
Fonte/Origem Apuração/Redação
Autor Gazeta Popular
Atualização 26/06/2026 às 18:17
Categoria Publicidade Legal
Leitura 13 min
Extensão 2.716 palavras
A Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, dos critérios de publicação, das políticas de correção e dos canais de contato.
  • Autoria identificada
  • Data de atualização visível
  • Política editorial pública
  • Canal de correção disponível

Entenda o caso

O que aconteceu?Informativo do Legislativo de Vale Verde RS
Onde?Vale Verde
Fonte da informaçãoCâmara de Vale Verde RS

Transparência editorial

Tipo de conteúdoConteúdo oficial
Fonte/OrigemCâmara de Vale Verde RS
Última atualização26/06/2026 às 18:17

O Gazeta Popular mantém páginas públicas de referência editorial para facilitar a identificação da equipe, critérios de publicação e canais de contato.