Ex-presidente reuniu milhares de pessoas em evento em frente ao Parque da Oktoberfest, no fim da tarde de quinta-feira, 25
Rosibel Fagundes
De passagem pelo Rio Grande do Sul devido a uma série de encontros com correligionários e simpatizantes, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), esteve em Santa Cruz do Sul, no fim da tarde da última quinta-feira, 25. Antes disso, fez uma parada em Caxias do Sul e outra em Teutônia, no Vale do Taquari.
Em Santa Cruz do Sul, a organização do evento foi realizada pelo deputado federal Marcelo Moraes (PL), que foi vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso. Desde as primeiras horas da manhã, apoiadores e simpatizantes do ex-presidente começaram a se concentrar nas ruas centrais. Por volta das 15h, um grupo de motociclistas também começou a se juntar na Praça Getúlio Vargas, para a motociata que teve início por volta das 18h, com saída da frente da Catedral São João Batista até o Parque da Oktoberfest. Bolsonaro acompanhou o movimento de carro, até o palco montado no pórtico em frente a Oktoberfest. Lá fez seu discurso.
Acompanhado da família Moraes, do filho Renan Bolsonaro e do deputado Luciano Zucco (Republicanos), ele foi recepcionado por um público estimado em cerca de 5 mil pessoas, de acordo com a Brigada Militar. Em seu discurso falou sobre sua trajetória e vida política.
“Quando entrei para a vida política foi para valer, fiquei por sete mandatos dentro da câmara, e achava que tinha uma missão pela frente. Quem poderia esperar que um parlamentar do baixo clero, encrenqueiro, sem estar consolidado a um partido, fosse chegar à presidência? Começamos a andar pelo Brasil, viram que não tinham como me deter e me deram uma facada em setembro de 2018. Mas, quis o nosso criador que eu sobreviesse e mais ainda, quis Ele que eu chegasse à presidência”, afirmou.
Bolsonaro falou sobre “Deus, pátria, família e liberdade”, e destacou que além de trabalhar na presidência, ele entendeu os anseios da população brasileira. “Ao falar em família, em Bandeira Nacional e Hino Nacional resgatamos aquele nosso patriotismo que estava esquecido”.
Durante o discurso, ele também saudou o pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL). Fez menção de tentar reverter as decisões de ilegibilidade e de concorrer às eleições a presidência em 2026. Também alfinetou o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu jamais passaria a faixa da presidência para um ladrão”. Bolsonaro também falou sobre outros diversos assuntos.
Após pernoitar em Santa Cruz do Sul, Bolsonaro cumpriu na manhã de sexta-feira, 26, agenda em Venâncio Aires. A concentração ocorreu por volta das 8h, a margem da RCS 287, em frente ao Posto Chama. De lá, seguiu para Canoas e no sábado, 27, deverá acompanhar a convenção do PL em Porto Alegre.