Cinco vereadores apresentaram requerimento para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito -CPI, para investigar atos de improbidade administrativa praticada pelo então secretário de Agricultura Airo da Fonseca. Período em que esteve a frente da Secretaria municipal de Agricultura.
A denúncia foi apresentada por um produtor por escrito e com uma gravação.
A comissão tem o prazo de 7 dias para iniciar os trabalhos. E 60 dias para concluir.
Sobre o assunto, o Vereador Airo da Fonseca, quando utilizou a Tribuna Popular, no Grande Expediente, disse que não é verdadeira a denúncia do agricultor. “Um vagabundo mal intencionado”, disse referindo-se ao agricultor que o denunciou.
Airo também referiu-se ao vereador Valdir Pacheco, que foi um dos proponentes da CPI. “Olhem de quem partiu a denúncia. Do vereador Valdir, que é funcionário Público, e o que eles fez, todos viram o vídeo dele batendo no médio. E no tempo que estive na secretaria, 4 meses, não fez nada. Não apertou nenhum parafuso”, disse Airo.
Durante a sessão quando retomado o assunto, Airo fez gestos com as mãos de que não estava preocupado com a CPI.
A versão de Airo
Segundo o vereador Airo, o agricultor que fez a denuncia solicitou material para colocar em uma lavoura de sua propriedade, após a residência, em uma estrada de lavoura. “Se tivesse pedido material para colocar no acesso a propriedade, teria levado sem problema, mas não podia levar material para fazer caminho de lavou. Por isso, indiquei a pedreira que vende o material, para ele comprar, assim como muitos outros agricultores compraram para colocar em sua propriedade”, disse Airo.
Mais denúncias contra Airo
Os vereadores solicitaram relatórios de atividades de máquinas e atendimento aos agricultores do município, no período em que o vereador Airo da Fonseca esteve como secretário de Agricultura. Segundo Elisio Machado, “as máquinas da prefeitura estiveram 2 dias trabalhando na propriedade de Airo, enquanto ele era o secretário. Quanto solicite o protocolo feito para o atendimento em sua propriedade Airo não tinha”, disse Elisio.