sexta-feira, julho 4, 2025
InícioPasso do SobradoVereador de Passo do Sobrado tem mandato cassado por fraude na cota...

Vereador de Passo do Sobrado tem mandato cassado por fraude na cota de gênero

Decisão também anula todos os votos do PL e determina recontagem que pode alterar composição da Câmara

O juiz eleitoral André Luiz de Moraes Pinto julgou procedente, nesta sexta-feira, 4, a ação de impugnação de mandato eletivo movida pela Frente Ampla e Democrática – Federação Brasileira da Esperança (PT, PCdoB, PV, PDT, PSB e MDB) contra o vereador Mateus Freitas (PL), de Passo do Sobrado. A decisão determina a cassação do diploma do parlamentar por fraude à cota de gênero e uso indevido do poder econômico nas eleições municipais de 2024.

- Publicidade -

Além de cassar o mandato, o magistrado anulou todos os votos nominais e de legenda recebidos pelo Partido Liberal no município. A sentença também determina que a Câmara de Vereadores refaça os cálculos dos coeficientes eleitorais e partidários, o que pode modificar a atual configuração da casa legislativa.

Embora tenha perdido o cargo, Freitas não foi declarado inelegível e ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). A decisão será comunicada oficialmente à presidência da Câmara de Passo do Sobrado para cumprimento das medidas legais cabíveis.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS