Rosibel Fagundes
Natural de Charqueadas, e residindo em Passo do Sobrado há 22 anos, o Técnico de Enfermagem, Pedro Santos, 54 anos, assumiu nesta semana o cargo de Coordenador da equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), da Concessionária Rota de Santa Maria. Ele vai coordenar a execução das atividades da equipe da área de Pedágio, da Praça de Pedágio de Venâncio Aires.
Apaixonado por ambulâncias desde criança, ele comenta que sempre buscou por especializações na área. “Eu sempre tive aquela vontade de trabalhar com ambulância. E comecei a me especializar com o atendimento de emergência em acidentes veiculares. Me qualifiquei para ir para o SAMU, não foi uma qualificação barata, trabalhei no SAMU por quatro anos. Em Passo Sobrado, atuei como referência no atendimento pré-hospitalar em vários acidentes. Em 2007, ingressei na Santa Cruz Rodovias, onde atuei na RSC 287, no trecho Tabaí até Vera Cruz, e posterior de Candelária a Rio Pardo, com vários acidentes e sempre procurando me qualificar no atendimento hospitalar, no encarceramento de vítimas graves. Na pandemia da Covid 19, trabalhei na UTI da Casa Prisional de Charqueadas, depois disso, tive a oportunidade de trabalhar no resgate das vítimas das enchentes”, esclarece.
Segundo ele, a oportunidade de voltar a trabalhar neste atendimento específico, e no cargo de coordenador da equipe de (APH) da Praça de Pedágio de Venâncio Aires, foi recebida com muita felicidade e responsabilidade.
“Eu nunca esperava que iria retornar ao Pedágio de Venâncio Aires. E este ano surgiu essa oportunidade através da Transul, que presta serviço para a Rota Maria, de eu poder retornar. Depois de dois meses como socorrista, tive a felicidade de ser convidado para ser o coordenador da parte de atendimento pré-hospitalar de resgaste de vítimas na RSC 287, atendendo toda a parte de Venâncio Aires com uma equipe de 15 funcionários, que envolve ambulâncias e equipamentos. É muita responsabilidade, mas me sinto satisfeito, e também sendo referência em treinamentos, dando todo o treinamento para o pessoal, funcionários, dentro da Transul ali. Me sinto realizado também por abrir a porta para muitos de Passo de Sobrado que foram meus alunos no Projeto Bombeiros Mirim. Hoje a satisfação maior, é levar o Lucas Kroth para trabalhar junto comigo”, finaliza.