quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioNotíciasMeia tonelada de carne de búfalo será assada na 9ª Festa do...

Meia tonelada de carne de búfalo será assada na 9ª Festa do Búfalo

A Associação dos Criadores de Búfalos (Ascribu), divulgou nesta semana que meia tonelada de búfalo será assada durante a 9ª edição da Festa do Búfalo e 7ª Expofeira que acontece de 14 a 17 de março no município. O evento visa a promoção e o desenvolvimento do município além de fomentar a bubalinocultura. De acordo com o vice-presidente da Ascribu, Rafael Gonçalves, a associação foi desafiada a assar, ao contrário de uma carcaça como em edições anteriores, serão duas carcaças de búfalo.
“Uma será assada e servida na sexta-feira, dia 15 de março, e a outra, no dia seguinte. Cada carcaça tem em torno de 220 quilos. Portanto, o público deverá degustar meia tonelada de carne de búfalo nos dois dias. Pretendemos fomentar a participação de empresas ligadas ao segmento do búfalo, tanto empresas que trabalham com derivados de leite de búfalo como as que trabalham com carne de búfalo”, explica Gonçalves.

- Publicidade -

SAIBA MAIS:
– Os búfalos são animais domésticos da família dos bovídeos (a mesma dos bovinos), de origem asiática.
– O país tem cerca de três milhões de cabeças de búfalos, o que representa 1% do rebanho mundial. O Pará é o Estado com mais criadores.
– No Rio Grande do Sul, cerca de 600 produtores administram um rebanho de mais de 50 mil animais
– Apesar de existirem 19 raças de búfalos no mundo, no Brasil temos apenas quatro: Mediterrânea, Murrah, Jafarabadi e Carabao. As raças predominantes no Estado são murrah (origem indiana) e mediterrânea (origem italiana).
– A carne do búfalo tem 55 menos calorias, 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, quando comparada à carne bovina.
– O abate do animal ocorre entre o mês 18 e 20, com 440 quilos, são animais muito precoces e isso faz uma grande diferença na maciez da carne.
– O leite tem menos calorias e mais vitamina A, e rende o dobro do rendimento quando comparado ao leite da vaca.
– Trinta frigoríficos e abatedouros são autorizados a produzir carne de bubalinos no RS.
Fonte: Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu)

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS