sexta-feira, maio 2, 2025
InícioNotíciasMais Médicos reforça atendimento no RS com 79 novos profissionais

Mais Médicos reforça atendimento no RS com 79 novos profissionais

Profissionais integram grupo de médicos formados no exterior e atuarão em 36 municípios gaúchos; Vale Verde está entre os contemplados

Mais 79 médicos formados no exterior, integrantes do Programa Mais Médicos, começam a atuar em 36 municípios do Rio Grande do Sul. Eles fazem parte do grupo de 407 profissionais que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) e que estão sendo distribuídos por 180 cidades brasileiras e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), em 22 estados.

- Publicidade -

Entre os municípios contemplados no estado está Vale Verde, que contará com um novo profissional para reforçar a atenção básica de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a chegada desses médicos deve ampliar o acesso aos serviços de saúde na atenção primária, além de contribuir para a redução do tempo de espera por atendimento, com apoio do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS). A medida também visa impulsionar melhorias na saúde indígena. Um dos impactos já observados é a redução nas remoções de pacientes no território Yanomami.

Antes de assumirem seus postos, os profissionais passaram por um treinamento específico voltado ao atendimento em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de atuação, como a malária.

- Publicidade -

Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço, o programa é essencial para o fortalecimento do SUS e para o cuidado das populações mais vulneráveis.

“Hoje, 12 anos após a criação do programa, é possível ver como ele contribuiu para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria do acesso à saúde, que é justamente o papel da atenção primária: atender pessoas com problemas de saúde que poderiam se agravar e demandar hospitalização. O programa evita essas hospitalizações e cuida das pessoas perto de suas famílias, junto de suas comunidades”, afirmou.

O ministério também reforça que acompanha de perto o desempenho dos profissionais em campo, utilizando ferramentas como o e-SUS APS, que permite registrar e acompanhar o histórico dos pacientes e integrar os diferentes níveis de cuidado dentro do sistema de saúde.

- Publicidade -

Expansão nacional

Atualmente, cerca de 24,9 mil médicos atuam pelo Mais Médicos em 4,2 mil municípios brasileiros, o que representa 77% do território nacional. A meta do governo federal é alcançar 28 mil profissionais até o final de 2025, assegurando assistência a mais de 64 milhões de pessoas.

Em dezembro de 2024, o programa atingiu um marco histórico ao registrar o maior número de médicos em atividade nos DSEIs, com 601 profissionais atuando em áreas indígenas.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS