Cerimônia de Fusão da Chama, será realizada no dia 15, ás 15h, na Praça da Emancipação em Passo do Sobrado
Rosibel Fagundes
Neste ano, o município de Pantano Grande irá sediar, no dia 08 de setembro, a distribuição da centelha da Chama Crioula para as demais entidades da 5ª Região Tradicionalista, marcando o início dos festejos da Semana Farroupilha na região. A 75ª Geração da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, ocorreu em 18 de agosto, em Alegrete. A centelha estará disponível para que os grupos de cavalgada e entidades formadas por 13 municípios, possam buscá-la e iniciar os festejos em suas sedes.
De Passo do Sobrado pelos menos três grupos irão até Pantano Grande buscar a Chama Crioula, são eles: A Cavalgada Farroupilha, a Cavalgada da Integração e a Cavalgada do CTG Gaudérios da Querência. No domingo, dia 15, eles participam da cerimônia de Fusão da Chama, realizada às 15h, na Praça da Emancipação em Passo do Sobrado.
A Cavalgada Farroupilha que tem como coordenador João Arlindo Fagundes, fará duas cavalgadas — uma até São Sepé e outra até Pantano Grande. Neste sábado, 31, os cavalarianos e animais serão embarcados em veículos e seguirão até São Sepé, onde irão buscar a centelha da chama na Fazenda Boqueirão, como explica Fagundes.
“Iremos até São Sepé e depois seguiremos até Formigueiro, de lá vamos até uma comunidade em Cachoeira do Sul, e após seguiremos para o CTG Três Vendas, também em Cachoeira do Sul. No dia seguinte, ficaremos em uma comunidade em Candelária e depois vamos para Albardão no CTG Coxilha Verde, e depois iremos até a comunidade Rincão de Nossa Senhora em Passo do Sobrado. No dia 07, chegaremos pela manhã no município e se sair o desfile cívico de 7 de setembro, iremos participar”, afirma. O grupo também realizará neste dia, um almoço de confraternização com suas famílias.
No dia 07, eles embarcam para Pantano Grande e no domingo participam da cerimônia de distribuição da chama crioula naquele município e depois retornam novamente para Passo do Sobrado. O percurso é em torno de 210 quilômetros. O grupo tem aproximadamente 50 integrantes, e essa é a sua 19ª cavalgada. Como veículos de apoio eles utilizarão um ônibus, uma carreta, três camionetes, um automóvel e um chês. No sábado, dia 14, será realizado o Fandango de Formatura da Cavalgada Farroupilha no salão paroquial, com show de Neco Machado.
“Nosso objetivo é mostrar para os mais jovens, nossos filhos, o quanto é importante o tradicionalismo porque une as pessoas. E a tradição não é uma profissão, é um legado muito grande que representa respeito de honrar nossa bandeira, nosso hino e nossa cultura”, afirma.
A Cavalgada da Integração, que tem como coordenador Dilson Evaldo Kroth, partirá no dia 10 de setembro. O grupo de 20 cavalarianos e animais com a equipe de apoio irão se deslocar em veículos até o Piquete Rebenque Velho, no município de Pantano Grande, local onde será distribuída a chama para todos os grupos da 5ªRT. A partir do dia 11, o grupo inicia a cavalgada de retorno à Passo do Sobrado. Eles farão diversas paradas para pernoitar e para os animais descansarem, como explica o integrante do grupo, Elton Preuss.
“A primeira pernoite será no Piquete Rebenque Velho, em Pantano grande, de quarta para quinta-feira, na Cabanha Dom Colomé na localidade de Volta Grande em Rio Pardo, de quinta para sexta, a parada será em no piquete Tropilha Crioula em Rincão Del Rey. Na sexta-feira, nos deslocamos até a propriedade do Sr. Flávio, na Reserva dos kroth e no sábado até a Comunidade São Luiz da Malhada, onde será o último pouso e faremos o almoço com as famílias no domingo. Após seguimos para o último trecho até a área central do município, onde ocorrerá a cerimônia de fusão da chama”, esclarece. A Cavalgada da Integração é uma das mais antigas no município, contará com uma seu tradicional chês, um caminhão e alguns carros de apoio.
A Cavalgada do CTG Gaudérios da Querência, que tem como coordenador Fabiano kroth dos Santos, sairá de Passo do Sobrado no dia 06 e tem previsão de retorno no dia 09. Serão feitas quatro paradas para pernoitar em parques de eventos dos municípios de Pantano Grande e Rio Pardo. O grupo é formado por aproximadamente 30 pessoas entre homens, mulheres e crianças. De veículos de apoio, terão dois caminhões, uma caminhonete e um chês.
“Essa já é a 40° Cavalgada do CTG, o nosso objetivo é manter a tradição gaúcha e incentivar as crianças na nossa cultura”, afirma o coordenador.