A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou hoje (11) um importante investimento de R$ 8,5 milhões destinado ao Rio Grande do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS). O aporte será utilizado para apoiar pequenas e médias indústrias do estado, focando na recuperação de equipamentos e máquinas danificados pelas enchentes. O convênio foi assinado nesta quinta-feira no Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, em São Leopoldo.
O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) participou do ato. “Com essa importante iniciativa reforçamos o compromisso conjunto em fortalecer o setor industrial gaúcho e promover o desenvolvimento econômico regional.”
Segundo o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, os recursos serão transferidos imediatamente ao Senai-RS. Este investimento será concedido “a fundo perdido”, o que significa que não precisará ser devolvido pelas empresas beneficiadas.
O programa foi desenvolvido em estreita colaboração com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), visando não apenas a recuperação de equipamentos danificados, mas também fornecendo consultoria essencial para a retomada das atividades industriais no estado.
Sobre a ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Economia, responsável por formular políticas de apoio ao desenvolvimento industrial brasileiro, promovendo a inovação, competitividade e sustentabilidade do setor.