sábado, outubro 5, 2024
InícioGeralRS confirma mais duas mortes por leptospirose após enchentes

RS confirma mais duas mortes por leptospirose após enchentes

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, na manhã desta quinta-feira, 23, mais duas mortes em decorrência da doença — os registros referem-se a dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre. O total de vítimas por causa da doença chegou a quatro. Os outros dois óbitos ocorreram no dia 17 de maio. Um deles, era um homem de 33 anos de Venâncio Aires, e o outro, um de 67 anos, de Travesseiro no Vale do Taquari. Os casos foram confirmados após análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), a partir das notificações enviadas pelos municípios.

- Publicidade -

A pasta confirmou ainda, 19 novos casos de leptospirose em meio às enchentes que assolam o estado. Com isso, o número sobe para 48. São 545 casos suspeitos de contágio. A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela Leptospira interrogans. Ela é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente roedores, em situações de enchentes e inundações, onde que a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se as enchentes.

A recomendação é de que ao suspeitar da doença, procure um serviço de saúde. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios. Em 2023, o estado registrou 477 casos da doença, resultando em 25 óbitos, disse a SES.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS