O Arcebispo metropolitano de Porto Alegre, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tornou-se cardeal no último sábado,07, durante o 10º Consistório Ordinário Público, celebrado pelo papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dom Jaime tem 64 anos, é catarinense, e é o único brasileiro da lista, que conta com mais 20 nomes e foi anunciada em outubro.
Ele foi ordenado padre em 1990. Na carreira acadêmica, Spengler cursou filosofia, no Paraná, e teologia, no Rio de Janeiro e em Jerusalém. O então padre fez doutorado em filosofia em Roma. Como sacerdote, Jaime atuou em diversas cidades do Brasil até 2010. Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo então Papa Bento XVI. Um ano depois, foi ordenado bispo em sua cidade natal, Gaspar. Em 2013, Dom Jaime foi nomeado arcebispo metropolitano de Porto Alegre. O religioso também preside o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Como cardeal, ele assume como um colaboradores do Papa na condução da Igreja e também têm a missão, dentro do Colégio Cardinalício, de eleger o novo Papa quando se dá a vacância na Sede Romana.