O dia 20 de Novembro faz menção ao Dia da Consciência Negra, data que homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Esta data tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.
E foi com este intuito que os professores abordaram este tema em sala de aula. A partir de pesquisas e estudos, diferentes atividades foram desenvolvidas reconhecendo sua importância na formação da identidade cultural brasileira.
Para enriquecer ainda mais o trabalho realizado pelos professores, contamos com a participação da ONG ALPHORRIA, de Venâncio Aires. Este grupo tem por objetivo o combate às desigualdades raciais, desenvolvendo atividades nas esferas educativas, associativas, artístico-culturais, esportivas, da saúde do trabalho e dos direitos em geral.
As professoras Ana Lúcia Landim e Camila da Rosa conversaram com os alunos, oportunizando reflexão sobre a importância de valorizar a cultura afro – brasileira na sociedade contemporânea. Os alunos também participaram da conversa e da demonstração da dança capoeira com professor Abel.
A escola agradece a Ong Alphorria pela disponibilidade em atender nosso convite e oportunizar aos nossos alunos conhecimento e reflexão sobre valorização e cultura.