Nesta segunda-feira, 16, a comunidade escolar da rede estadual irá eleger, os novos diretores e vice-diretores que assumirão o mandato entre 2025 e 2027. A votação ocorre das 8h às 21h. O pleito, que contará com a participação de professores, funcionários, pais e estudantes ocorrerá em formato eletrônico, por meio de um aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc).
Na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar, em Passo do Sobrado, apenas uma chapa concorre. A Chapa 1 intitulada “Educando Gerações”, é formada pelo atual diretor, Marlon Juliano Lima Weber e pelas professoras Maura Sella, Nubia Andrea Kauffmann Bartz e Andreia Beatriz Nascimento como vice-diretoras. Em Vale Verde, também é apenas uma chapa, a Chapa 1 intitulada “Gestão participativa e Democrática”, é formada pelo atual diretor Leandro Henrique Mayer e pela professora Sandra Inês da Silva Scharnberg, como vice-diretora.
A contagem dos votos deve ser realizada em até 24 horas, com divulgação dos resultados até quarta-feira, 18. Se houver segundo turno, a próxima votação será na sexta-feira,20, e a apuração será divulgada até 23 de dezembro. Após o período de possíveis recursos, as chapas vencedoras em primeiro turno serão homologadas até 20 de dezembro, enquanto aquelas que ganharem em segunda turno terão a homologação até 23 de dezembro.
Em cada escola, os estudantes regularmente matriculados poderão votar, desde que sejam maiores de 12 anos. Os pais ou responsáveis legais pelas crianças e jovens menores de 18 anos terão direito a um voto na mesma instituição de ensino, independentemente de serem responsáveis por mais de um aluno. No momento da votação, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto.