É forte esse verso, principalmente pra quem é preguiçoso!
O apostolo Paulo está advertindo aos irmãos de Tessalonica que não deviam ser pesados á ninguém mas pelo contrário deviam trabalhar e lutar pelo seu próprio sustento.
Hoje nos vemos e ouvimos coisas absurdas, do tipo: pessoas em perfeita saúde física e psicológica que querem ficar de boa sugando os outros, igual um parasita, não querem trabalhar e ainda pior, há quem defenda isso, dizendo que ninguém é obrigada a trabalhar que isso viola princípios; só se é princípios da preguiça… jovens que poderiam estar aprendendo a trabalhar com os pais ou como menor aprendiz se baseiam que isso é fora da lei mas ficam até clarear o dia defronte uma tela de computador jogando, comem mas nem percebem o que estão comendo, há mais isso não tem problema, será que que não? Isso no meu ver vai afetar a o psicológico desses jovens… coisa absurda quem serão os profissionais do futuro aqui no nosso pais? Quem vai trabalhar para que nossa geração que tanto se esmera, possa desfrutar de uma aposentadoria merecida? Quando éramos crianças nos anos 80, até coletar ossos pelo campo dava umas moedas, ficávamos felizes de poder ir sozinhos na venda, comprar um lanche, fazíamos outras tarefas também e isso era tão bom, trazia uma alegria, pois nos sentíamos uteis e com isso íamos aprendendo a ser administradores e bons trabalhadores! Hoje tudo é crime, mas usar drogas, roubar, viver as custas dos outros parece que já é tão comum que não tem mais problemas… Esse é o pais que nós vivemos, para que arrumar emprego se ganham uma bolsa do governo… tanta falta de mão de obra nas empresas, que a opção e robotizar… Ao sairmos pela cidade o que mais se vê e pedintes que optaram por andar nas ruas, eu me pergunto o que leva o ser humano a isso? A gente caminhando pelas calçadas e ver um homem deitado sobre um papelão dormindo em pleno dia de sol quente. Que tristeza isso…
A bíblia é um livro tão antigo mas com uma didática tão maravilhosa que continua atual em nossos dias!
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficaras deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado” – Provérbios 6: 6 à 11.
Trabalhar não é ruim não, o trabalho honesto dignifica o homem e a mulher. E tudo começa quando ainda somos jovens eu lembro que com 12 anos já era responsável pela lavação das roupas da minha família, o que eu e mais gostava era de ir lavar na sanga e depois tomar aquele banho no final do trabalho. A gente usava sabão em barra, ficava de joelhos numa tabua e tinha que esfregar as roupas e até as vezes quarar no sol, para soltar a sujeira, depois enxaguar torcer e estender na cerca, quando estava seca, recolher e depois dobrar. Hoje isso é coisa do passado mas a gente vivenciou essas experiências e saímos fortalecidos, isso não mato ninguém! Estamos ai fortes e saudáveis!
Feliz sábado e até semana que vem se Deus assim nos permitir.