Início Edição em Texto ELEIÇÕES 2024: Prazo para transferência de título encerra no dia 8...

ELEIÇÕES 2024: Prazo para transferência de título encerra no dia 8 de maio

Após a data, o eleitor não poderá alterar dados do cadastro nem será possível pedir novos títulos

Rosibel Fagundes

O prazo para os eleitores que pretendem transferir o título para votar nas Eleições 2024, termina no dia 8 de maio. O pedido pode ser feito de forma online para quem já tem a biometria cadastrada. Para fazer o requerimento, basta entrar no site do TSE, e acessar o menu ‘Serviços eleitorais’ e clicar em ‘Autoatendimento Eleitoral’. Neste caso, é necessário comprovar que a pessoa já reside na nova localidade há, pelo menos, três meses. A regularização também pode ser feita por meio do Título Net.

De acordo com chefe do cartório eleitoral da 40ª zona eleitoral de Santa Cruz do Sul, Jaime Melchionna, quem não possui biometria deverá comparecer diretamente nos Cartórios Eleitorais.

“Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade, com foto, e comprovante de endereço. No dia 08, termina também o prazo do cadastro eleitoral, inviabilizando que qualquer alteração seja feita no título como atualização ou correção de dados cadastrais, inclusão de nome social, cadastramento biométrico, troca de local de votação, regularização de título cancelado ou suspenso”, explica.

Jovens de 16 a 18 anos que queiram participar das eleições municipais deste ano têm também, até esta data para fazer o alistamento (emissão do primeiro título eleitoral), que o habilita a exercer o direito do voto. O processo pode ser feito online.

O Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul, fica na rua Ernesto Alves, 760, defronte da antiga Estação Férrea, e abriga as zonas 40 e a 162 (essa última, além de atender parte dos eleitores de Santa Cruz também atende  dos municípios de Vera Cruz, Vale do Sol, Vale Verde e Passo do Sobrado). Os telefones de contato são (51) 3711-3059 e 3717-4738. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 148, ligando de todo o Rio Grande do Sul, no mesmo horário da Central de Atendimento ao Eleitor.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes, a fim de evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo. As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. Eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país.