domingo, dezembro 8, 2024
InícioEdição em TextoÉ chegada a hora de migrar para a Nota Fiscal Eletrônica

É chegada a hora de migrar para a Nota Fiscal Eletrônica

Na virada do ano, as NFs do bloco de papel deixam de ser aceitas. Para a emissão da NF-e é preciso estar cadastrado na Receita Estadual.

- Publicidade -

 

Os produtores rurais deverão, a partir de 2 de janeiro de 2025, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) na venda dos seus produtos em operações internas. Isso porque, na virada do ano, as habituais Notas Fiscais dos blocos de papel deixarão de ser aceitas.

No setor do tabaco, as indústrias integradoras estão intensificando o alerta aos mais de 130 mil produtores sobre a importância de não deixarem para a última hora o preenchimento dos cadastros na Receita Estadual do estado onde fica a propriedade rural. Como é possível haver demora de até 40 dias para a efetivação da adesão à NF-e, a recomendação é que os empreendedores rurais façam o preenchimento dos seus cadastros antes do dia 10 de novembro de 2024.

- Publicidade -

Somente com cadastro homologado e sem pendências na Receita é possível emitir Notas Fiscais Eletrônicas. Além disso, a adesão ao sistema digital é necessária também para o transporte dos produtos. Então, até para poder colocar o tabaco no caminhão em direção à indústria integradora, o produtor precisa ter a Nota Fiscal emitida.

Segundo a vice-presidente do SindiTabaco, Cristina Quatke, se algum produtor tiver problemas ao tentar fazer o cadastro, pode procurar auxílio na prefeitura do seu município ou no sindicato rural que o representa. Outras opções para buscar informações e auxílio na migração para as notas fiscais digitais são escritórios de contabilidade e sites oficiais dos governos.

Como a produção de tabaco ocorre na Região Sul do Brasil e cada estado possui leis e regulamentações próprias, é preciso ficar atento às normas estaduais. Deixamos abaixo alguns links e contatos que podem auxiliar os produtores.

- Publicidade -

Rio Grande do Sul

– Aplicativo: Nota Fiscal Fácil (NFF Procergs) – Precisa ter conta no portal gov.br

– https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nff

– http://stservrec01.hml.rs.gov.br/orientacoes-para-produtor-rural

– https://atendimento.receita.rs.gov.br/faq-produtor-rural-documentos-fiscais-nfp-e-nf-e

 

Santa Catarina

Aplicativo: Nota Fiscal Fácil – Precisa ter conta no portal gov.br

– https://www.sef.sc.gov.br/servicos/emitir-nfp-e-nota-fiscal-de-produtor-eletronica

– https://www.sef.sc.gov.br/saiba-mais/nff-nota-fiscal-facil-produtor-primario

– Telefone: 0800-048 1515

Paraná

– https://sped.fazenda.pr.gov.br/NFPe/Pagina/NOTA-FISCAL-DE-PRODUTOR-ELETRONICA-MFP-e

– https://www.sistemafaep.org.br/nota-fiscal-produtor-eletronica/

– Telefone: 0800-041 1528

Sobre o SindiTabaco

Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS