domingo, novembro 3, 2024
InícioEdição em TextoDia Nacional da Vacinação: Estratégias e ações da Secretaria da Saúde reforçam vacinação...

Dia Nacional da Vacinação: Estratégias e ações da Secretaria da Saúde reforçam vacinação no Estado

PREVENÇÃO

- Publicidade -

Atualmente, são oferecidas na rede pública de saúde 19 vacinas para mais de 20 doenças

 

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

O Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, tem o objetivo de reforçar a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública. Desde bebês até idosos, cada vacina é uma barreira de proteção contra doenças graves como hepatite, meningite, febre amarela e gripe (influenza) e outras. Ao longo de anos, com elas foi possível a erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola e sarampo.

Por conta disso, ações são desenvolvidas para continuar qualificando essa estratégia. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou neste ano, a inauguração de uma nova central estadual de armazenamento de vacinas. Além disso, em dezembro, haverá uma premiação às cidades com maiores coberturas vacinais contra o HPV.

Segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri, a iniciativa visa estimular a população a se imunizar, ampliando a cobertura vacinal e a proteção contra diversas doenças e suas complicações.

- Publicidade -

“No Rio Grande do Sul, assim como em todo o país, vem diminuindo a adesão da população às vacinas que compõem os calendários vacinais, além das vacinas ofertadas em estratégias de campanhas nacionais de vacinação, como a da influenza. Com as baixas coberturas vacinais, é fundamental estimular as pessoas a se vacinarem. A vacina é segura e eficaz”, afirmou.

Em agosto deste ano, aconteceu a inauguração da nova sede da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Com 133 metros quadrados que corresponde a três câmaras frias para armazenamento de vacinas e soros, a nova CEADI ampliou em 3 vezes sua área refrigerada em comparação com a estrutura anterior. O local tem capacidade de conservação de 26 milhões de vacinas. O investimento foi de R$ 3,1 milhões.

A mudança da sede foi um projeto estratégico da Secretaria da Saúde, com acompanhamento integral da Secretaria Estadual de Obras Públicas (SOP). A estrutura moderna, atende as normas exigidas nas legislações, que qualificará ainda mais os procedimentos de recebimento conservação e expedição dos imunobiológicos aos 497 municípios do Estado.

Atualmente, são oferecidas na rede pública de saúde 19 vacinas para mais de 20 doenças. Os imunizantes protegem contra doenças como gripe, febre amarela, poliomielite, sarampo, tétano, varicela, difteria, meningite, COVID-19, entre outras. Para se vacinar, basta comparecer a um posto de saúde com um documento com foto. Também é importante levar o cartão de vacinação, se tiver.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS