sexta-feira, julho 11, 2025
InícioEdição em TextoCratera na RS-244 expõe abandono e mobiliza ex-prefeito a agir por conta...

Cratera na RS-244 expõe abandono e mobiliza ex-prefeito a agir por conta própria

Sem resposta do Estado, ex-prefeito de General Camara, Helton Barreto tampa 
cratera e cobra ações concretas para as rodovias da região

Esta entrada é parte da 7 do 33 na série 12/07/2025

Rosibel Fagundes

- Publicidade -

Há mais de um ano, um buraco no km 5 da RS-244, em General Câmara, próximo à localidade de Santo Amaro, representa perigo constante a motoristas que trafegam pelo trecho. Sem resposta efetiva do Estado, o ex-prefeito e empresário Helton Barreto, que governou o município entre 2017 e 2024, decidiu ele mesmo tapar o buraco, usando equipamentos e material de sua empresa.

A ação foi registrada em vídeo, alcançando grande repercussão nas redes sociais, com mais de 700 curtidas e 230 compartilhamentos.

- Publicidade -

“Eu tenho uma empresa do ramo privado, não ocupo nenhum cargo público, mas como cidadão que passa por aqui todos os dias, e sabendo que dois munícipes já tiveram prejuízos, eles perderam roda e pneu ali,  resolvi agir. Esse buraco existe há mais de um ano e virou uma cratera”, declarou Barreto.

Segundo ele, após a divulgação, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, entrou em contato.

- Publicidade -

“Ele me ligou indignado. Depois disso, iniciaram uma operação tapa-buracos, mas foi a maior vergonha e desperdício de dinheiro. Jogaram o material e não processaram nada, com a primeira chuva vai desaparecer o material”, critica.

Barreto denuncia o abandono histórico da região. “Na RS-244, nem nos oito anos em que fui prefeito houve investimento, e agora continua a mesma coisa. A nossa região sempre foi deixada de lado, principalmente as rodovias a 244, a ERS-405, a 401, a 130”, lamenta.

Na tentativa de buscar soluções conjuntas, o ex-prefeito conversou nesta semana com o prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prates, presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURQ), para que convoque uma reunião com o secretário estadual.

“Queremos que ele venha até aqui para ouvir todos os prefeitos, em vez de termos que ir até Porto Alegre. Vale Verde faz parte da associação, podemos incluir na reunião o prefeito de Passo do Sobrado também. Em outras regiões são investidos milhões, enquanto aqui nunca vem nada, mesmo sendo um eixo alternativo à Capital”, enfatiza.

A reunião está prevista para ocorrer até o início de agosto, na Ulbra de São Jerônimo.

Navegação da série<< Incêndio destrói casa de casal no interior de Passo do Sobrado e mobiliza rede de solidariedadeVenâncio Aires:
Cuia gigante com mirante será nova atração turística no interior do município
 >>
- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS