terça-feira, março 25, 2025
InícioEdição em TextoApós quase 15 dias, aplicação de vacinas é retomada em Passo do...

Após quase 15 dias, aplicação de vacinas é retomada em Passo do Sobrado

Vacinação foi suspensa por problemas na câmara de conservação das doses

- Publicidade -

Rosibel Fagundes

Após quase 15 dias, a vacinação no Posto de Saúde de Passo do Sobrado que estava suspensa em razão de problemas na câmara de armazenamento dos imunizantes, é retomada. No dia 07, o equipamento deixou de funcionar e as doses disponíveis para o mês, tiveram de ser descartadas devido à falta de refrigeramento.
A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ªCRS), informou que foi notificada da situação pelo município no mesmo dia, como explica a responsável pelo Setor de Imunização, Marlene Weber Andriolo. “Chegou para nós nesta data que os imunes biológicos haviam sofrido alteração de temperatura, e sempre que isso acontece é feita uma notificação de imune suspeito, que é encaminhado para análise para verificação se devem ser descartados ou liberados para uso. Neste caso, houve perda de qualidade das vacinas que ocorreu devido a temperatura que chegou, e pela análise foram descartadas. Era a demanda mensal do município”, afirma.
Ela ressalta que o equipamento é do município, do qual tem a responsabilidade de fazer a manutenção e assistência técnica. “A responsabilidade do estado é pelo fornecimento dos imunes biológicos, que estavam aqui disponíveis aguardando a retirada. Solicitamos ao município que o equipamento fosse encaminhado para a assistência técnica o que foi feito, e na última quarta-feira, 22, foi instalado outro equipamento que estava em outra unidade. Novas doses foram disponibilizadas para o município”, esclarece.
Segundo ela, o episódio de ficar tantos dias sem o equipamento não é comum. “Os municípios têm uma solicitação do próprio estado, dentro do plano de contingência, que quando ocorre alguma excursão de temperatura seja ela por falta de energia ou falta de equipamento, o município deve ter uma estratégia para suprir esta necessidade. Não é comum ficar tantos dias sem o equipamento, mas a demora ocorreu porque o mesmo ainda não retornou da assistência”, ressalta.
O secretário municipal de Saúde Fabiano Schwab, afirma que o problema foi constatado na quarta-feira, 07, pela responsável do setor de vacinação no município. “A geladeira na segunda-feira estava normal, e na quarta-feira a responsável disse que ela começou a apitar e cair a frequência. Chamamos os técnicos e mandamos para o conserto, não sabemos se o problema ocorreu devido a uma oscilação de energia, ou o que de fato aconteceu, segue em conserto. A outra câmara já foi instalada, e a aplicação foi retomada normalmente nesta sexta-feira”, esclarece.

- Publicidade -
MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS