Meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários
Começa, hoje, dia 23 de março a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Serão vacinados, primeiramente, os idosos e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. A campanha foi antecipada e a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, pode levar a óbito.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 16 de abril e contempla professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Na sequência, a partir do dia 9 de maio, que também é o Dia D, a campanha será aberta para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A vacinação será encerrada no dia 23 de maio.
Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o Programa Nacional de Imunizações programou duas semanas de intervalo entre a primeira e terceira fase.
Em Passo do Sobrado, foi montado todo um esquema de segurança, para receber os idosos e garantir que os mesmos não formem aglomerados. Chegando a Unidade de Saúde, os idosos que procuram pela vacina, serão encaminhados a um porta lateral da unidade, onde farão a identificação e após serão conduzidos a uma sala de vacina.
Prefeito Hélio recebeu a vacina
Um dos primeiros a realizar a vacina na manhã de hoje, segunda-feira, foi o prefeito Municipal Hélio de Queiroz. Na oportunidade, ele conferiu todo o sistema de segurança montado par atender aos idosos no município.